No acerto de Lula na Bahia quem ganha é ACM Neto

No acerto de Lula na Bahia quem ganha é ACM Neto

Para atrair Kassab, Lula arrisca uma eleição competitiva na Bahia com Wagner, para lançar Otto candidato a governador, o jogo favorece ACM Neto.

No acerto de Lula na Bahia quem ganha é ACM Neto
Na imagem: ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) e o ex-presidente da republica Luis Inácio Lula da Silva (PT).

No samba do rolo paulistano quem vai cantar de galo é o axé carlista, isso ninguém tem duvida, após articulação de Lula para atrair o PSD no primeiro turno da eleição presidencial. No arranjo desafinado como o petismo baiano, o senador Otto Alencar (PSD) no lugar do ex-governador e senador Jaques Wagner (PT), que abriria mão da candidatura em nome de Lula-lá na Bahia.

Mas é apenas o inicio de uma articula que ganhou corpo e forma em uma reunião em São Paulo nesta terça-feira (15). Participaram Lula, Jaques Wagner, Rui Costa, Otto Alencar, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, além do vice-governador da Bahia, João Leão (PP), que assumiria o governo em caso de renúncia de Rui Costa em abril para disputar as eleições ao senado. Uma exigência de Lula a Rui para ter maioria no Senador Federal em eventual governo petista.

Em privado, dirigentes e líderes do PT afirmam que a reunião teve como objetivo sinalizar o nome de Otto Alencar como uma opção real da base aliada para a disputa do governo do estado. A possibilidade de abrir mão da candidatura própria na Bahia, serviria como um aceno para atrair o PSD de Gilberto Kassab partido que está na mira de Lula.

O acordo petista veio em boa, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) vinha tendo pesadelos com o 13 petista, número de virada com Wagner, mas os tempos são outros, o mesmo raio não costuma cair duas vezes no mesmo lugar é de tamanha raridade que até o mais crédulo dos petistas sabem que hoje, o quadro é totalmente favorável à volta do Carlismo na Bahia. 

Se já estava ruim para uma virada com Wagner que dirá com Otto como candidato a governador da Bahia. O senador é um ex-Carlista, que foi eleito no tsunami 13 que faz o PT governar o quarto maior colégio eleitoral do país por 16 anos. 

Sem muito carisma, Otto terá que enfrentar não só um adversário potencial com ex-prefeito de Salvador, mas também a desconfiança de boa parte de lideranças políticas no interior baiano. Essas lideranças, não costumam jogar para perder, geralmente eles apostam no futuro vencedor é a candidatura de Otto não é competitiva que dirá vitoriosa.

O arranjo petista: Otto no lugar de Wagner com Rui no Senado, por essa, ACM Neto não esperava
O arranjo petista: Otto no lugar de Wagner com Rui no Senado, por essa, ACM Neto não esperava (VEJA AQUI)

O que resta para ACM Neto, é fazer o jogo de Lula do “paz e amor”, e não arriscar acordos para não cutucar onça com vara curta. Neto, sabe que Lula é uma raposa na articulação política e favorito a vencer na corrida presidencial na Bahia, e uma manobra errada o caldo carlista pode entonar. Então, pra que arriscar se no acerto de Lula quem ganha é ACM Neto.