O arranjo petista: Otto no lugar de Wagner com Rui no Senado, por essa, ACM Neto não esperava

O arranjo petista: Otto no lugar de Wagner com Rui no Senado, por essa, ACM Neto não esperava

Articulação do governador Rui Costa coloca Otto Alencar no topo e descarta Jaques Wagner, decisão que ajuda ACM Neto. 

O arranjo petista: Otton no lugar de Wagner com Rui no Senado, por essa, ACM Neto não esperava
Na imagem o governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT).

A publicação no Bahia Noticias de uma possível movimentação no ninho petista de dança de candidaturas para Palácio de Ondina já classificada de “estouro no PT da Bahia”, ganha musculatura no ninho petista, porém a ideia desagrada boa parte dos apaixonados pela bandeira vermelha. 

De acordo com site baiano, a chapa petista entraria bem menos competitiva na disputa do final do ano. O movimento teria vindo de Rui que definiu que seria candidato ao Senado e obrigou os aliados a se adaptarem. Para não ruir o tripé formado entre PT, PSD e PP na Bahia. Com a decisão do governador, o senador Otto Alencar (PSD), que seria candidato à reeleição, seria deslocado para a candidatura ao Palácio de Ondina. 

O arranjo que agrada ACM Neto (UB), contemplaria apenas PT e PSD, restando a vaga de vice para uma definição até o começo de abril, prazo final para desincompatibilização. O Progressistas, de João Leão, herdaria um mandato tampão de 9 meses e, conforme avaliação de lideranças da esquerda, perderia a preferência por continuar na chapa.

Após a publicação colaborador do IDenuncias em Salvador, relatou que a jogada petista nem se quer abalou o ex-governador e senador Jaques Wagner, que só deseja que seu amigo Lula não tenha qualquer resistência na Bahia. Com ACM Neto dando claros sinais que não terá candidato a presidente, o ministro de Bolsonaro João Roman será o menor dos problemas já que o ex-prefeito de Salvador lidera com margem de folga sobre as demais postulantes.

Na semana passada, Wagner teve em suas mãos um levantamento que apontava o desejo dos baianos em mudança de governo. Fatos, apontados em pesquisas que coloca ACM Neto com chances de faturar no 1º turno.  Com Lula tendo o mesmo destino de Neto na eleição, o veterano senador sabe que não dá para repetir os feitos do passado de virada histórica, mesmo relacionando o seu nome com o ex-presidente, que apenas empataria na disputa no primeiro turno, mas não é um resultado seguro.

Com Lula reinando na Bahia, ACM Neto terá uma eleição sem candidato a presidente
Com Lula reinando na Bahia, ACM Neto terá uma eleição sem candidato a presidente (VEJA AQUI)

O que se sabe, é que Jaques Wagner esta de camarote assistindo o desenrolar da movimentação orquestrada pelo govenador Rui Costa. De acordo com interlocutores próximos do senador baiano, o veterano político só pensa em Lula e em uma base de apoio composto por deputados baiano de paridos de centro e esquerda em um eventual governo petista.

Mas há quem afirme que o rolo petista baiano, se trata de uma articulação do próprio ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que quer levar a eleição no primeiro turno. Uma vitória ampla no 4º colégio eleitoral do pais ajudaria na fatura. E ter ACM Neto liderando e com um candidato a presidente que não seja o petista tiraria votos precisos.