Paraná pesquisa: com 58% ACM Neto amplia vantagem, Jerônimo empaca com 15,8% e Roman 9,1%

Paraná pesquisa: com 58% ACM Neto amplia vantagem, Jerônimo empaca com 15,8% e Roman 9,1%

Pesquisa mostra ampla vantagem de ACM Neto, enquanto seus principais rivais Jerônimo e Roman empacam e oscilam para baixo. Se eleição fosse hoje ex-prefeito venceria 1º turno.

Paraná pesquisa: com 58% ACM Neto amplia vantagem, Jerônimo empaca com 15,8% e Roman 9,1%
Com levantamento da Paraná Pesquisa, ex-prefeito de Salvador ACM Neto venceria no primeiro turno na Bahia.

Os números divulgados nesta terça-feira (5) pela Paraná Pesquisa em parceria com Bahia Noticias, é um balde de água fria no petismo baiano, que cada vez mais aposta no Lula para uma virada, que acreditar em um possível potencial do candidato governista Jerônimo Rodrigues em vislumbrar uma vitória. Em vez do petista subir nas pesquisas oscilou para baixo, mesmos com exposição na mídia e em visita em cidades do interior em comitivas com os principais figurões da legenda no Estado.    

De acordo com a publicação do Bahia Noticias, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ampliou a distância nas intenções de voto no comparativo com os principais adversários, Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL). No levantamento, mostra o ex-prefeito com 58% das intenções de voto, enquanto Jerônimo tem 15,8% e Roma fica com 9,1%. As oscilações aconteceram dentro da margem de erro, de 2,5%, no comparativo com uma pesquisa similar, realizada no último mês de abril.

Com exceção de ACM Neto, todos os candidatos oscilaram para baixo. O ex-prefeito da capital baiana tinha 55,4% - 2,4% a menos do que no novo levantamento. Jerônimo caiu de 16,1% para 15,8% e Roma de 10,1% para 9,1%. O candidato do PSOL, Kleber Rosa, que chegou a 1,2% em abril, caiu para 0,5% e Giovani Damico (PCO) oscilou de 0,5% para 0,1%. diz Bahia Noticias.

E para piorar o que já esta ruim para o candidato petista, os números de baianos que diz que votará em branco e nulo é de 9,8% e os que não sabem aquém ira votar é de 6,9%, no total 16,7%, somado com os demais adversários de ACM Neto, números insuficientes para evitar a vitória do ex-prefeito de Salvador no primeiro turno.

Na Espontânea 

Quando não são apresentados os candidatos, o ex-prefeito de Salvador também aparece à frente na corrida, com 23,7%, enquanto Jerônimo tem 7% e Roma fica com 4,5%. Rosa foi citado por 0,2% dos entrevistados e até mesmo o governador Rui Costa, que não pode tentar uma nova reeleição, apareceu, com 1,3%.

No quisto 'certeza do voto' nos candidatos, ACM Neto fatura mais uma grande vantagem, o ex-prefeito tem 40,2%; Jerônimo tem 11,1% e Roma 7,3%. No sentido inverso, o candidato do presidente Jair Bolsonaro tem a maior rejeição: 39,2% dos entrevistados indicam que não votariam nele, seguido por Kleber Rosa fica com 36,6%; Jerônimo com 32,7% e ACM Neto não receberia os votos de 23,5%.

Senado Federal

Na disputa pela vaga de senador da republica, os ventos sobram a favor do senador Otto Alencar (PSD). No levantamento Paraná Pesquisa, em comparação aos outros institutos, o candidato Cacá Leão (PP), aparece afrente a candidata bolsonarista Raissa Soares que vinha marcando ponto com eleitorado do mais radical do estado. Mas com exposição do filho do vice-governador João Leão por ACM Neto, a reação era inevitável. Nos números: Otto tem 33,9% das intenções de voto, enquanto Cacá aparece com 12,8%, Dra. Raíssa Soares aparece com 7,4% das intenções de voto, enquanto Tâmara Azevedo foi citada por 4,2% dos entrevistados

Vêm aí as pesquisas Paraná e Big Data na Bahia. No PT tensão, no Carlismo expectativa de frente ampla
Vêm aí as pesquisas Paraná e Big Data na Bahia. No PT tensão, no Carlismo expectativa de frente ampla (VEJA AQUI)

Levantamento presencial realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 30 de junho e 4 de julho.  pesquisa ouviu 1640 pessoas, em 72 municípios, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, com margem de erro de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-07579/2022.