PT da Bahia tenta barrar Datafolha e Ipec na Justiça e fazer valer pesquisa A Tarde da virada

PT da Bahia tenta barrar Datafolha e Ipec na Justiça e fazer valer pesquisa A Tarde da virada

PT baiano tenta censurar na justiça pesquisas Datafolha e Ipec, em semana de divulgação da AtlasIntel/A Tarde que aponta virada de petista contra Carlista.

PT da Bahia tenta barra Datafolha e Ipec na Justiça e fazer valer pesquisa A Tarde da virada
PT do candidato Jeronimo Rodrigues tenta barra Datafolha e Ipec de divulgar seus levantamentos na Bahia. 

Esta semana os petistas foram surpreendidos com dois pedidos de registro de pesquisas na justiça eleitoral, horas após o instituto AtlasIntel em parceria com Jornal A Tarde registrar no TSE mais um levantamento de quase virada na Bahia em favor da candidatura Jerônimo Rodrigues. Nada mais nada menos, que os institutos de maior credibilidade no país, Datafolha e Ipec, o ex-Ipobe entraram em campo, de forma presencial, para saber dos baiano sua preferência, a governador, senador e presidente. 

O jornal A Tarde estava programado para divulgar nesta quarta-feira (24), o levantamento da AtlasIntel, realizado via WhastApp, na previsão da pesquisa por aplicativo o candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues empatado com ACM Neto (União Brasil), levantamento que contraria todos os institutos de pesquisas que apontam vitória do ex-prefeito de Salvador no 1º turno. 

O pulo do gato só não deu certo por conta do emparedamento com dois institutos de credibilidade, onde um, registrou quase simultâneo no TSE, no caso, o Datafolha, minutos depois AtlasIntel. Só que o desconhecido instituto a serviço do jornal baiano não sabia do intensão do instituto paulistano de fazer levantamento na Bahia, o sistema acusou o registro horas após o pedido ao Tribunal Superior Eleitoral. 

Se já estava ruim competir com o Datafolha. No dia seguinte surge o registro de mais uma pesquisa na Bahia. Essa desmoronou de vez a pretensão do Jornal Atarde fazer a festa da virada. O Ipec instituto formado por ex-executivos do Ibope Inteligência, registrou no TSE levantamento a pedido da Rede Bahia.  Se a intensão era implodir o vira-vira do A Tarde a tática funcionou com perfeição, tanto que o PT foi à justiça para tentar barrar os resultados dos levantamentos do Datafolha e Ipec.

O PT baiano resolver questionar na justiça os levantamentos programados para está quarta-feira (24 ) e sexta (26). O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia atendeu parcialmente a um pedido da coligação liderada pelo candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e censurou pesquisa Datafolha sobre a sucessão para o governo do estado. 

Em decisão na noite da terça (23), o juiz decidiu proibir apenas a divulgação de quesitos relacionados ao cargo de presidente da República da pesquisa, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

O Datafolha afirma que não há motivo para a censura, que a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que vai recorrer.

A pesquisa, contratada pela rádio Metrópole, de Salvador, foi registrada no sob número BA-01548/2022 e começou a ser realizada na segunda-feira (22), com previsão de divulgação nesta quarta-feira (24).

Em outra representação na Justiça Eleitoral, a coligação liderada pelo candidato petista também contestou pesquisa do Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope Inteligência. A pesquisa foi contratada pela TV Bahia, registrada sob número BA-02873/2022, com previsão de divulgação na sexta (26).