2023 será decisivo na escolha de uma mulher no comando da Prefeitura de Itapetinga

2023 será decisivo na escolha de uma mulher no comando da Prefeitura de Itapetinga

Escolha de ex-primeira dama de Itapetinga é hoje, única opção da oposição que ainda patina com nomes batidos na política local.

Na imagem: ex-primeira-dama de Itapetinga Cida Moura e ex-prefeituravel Katia Espinheira.

Ano novo e vida nova, são sinais de renovação e esperança de dias melhores para toda a população de Itapetinga no ano de 2023. Ano que poderá reserva grandes transformações para o município com possibilidade de ter a partir de janeiro de 2025, uma mulher no comando da Prefeitura Municipal pela primara vez, na história da cidade.

Emancipada por homens na década de 1950, a cidade de Itapetinga vive o machismo desde sua independência política após décadas sob o regime de uma pequena cidade como Itambé. Itapetinga cresceu muito além do que foi projetado, mas não evoluiu a mentalidade política como deveria.

As escolhas de prefeitos e não prefeitas virou uma quase tradição na política local de não acreditar que é possível uma mulher governar a cidade e fazer o que muitos homens administrativamente não fora capazes de fazer.  

O surgimento de nome forte como Cida Moura, ex-primeira-dama de Itapetinga, mulher do ex-prefeito José Carlos Moura (PT), renasce uma esperança perdida por décadas na cidade, que é possível ter uma prefeita administrar o município.

Em 2012, a candidata à prefeita Katia Espinheira não se elegeu por uma diferença de menos de 3,5 mil votos. A primeira mulher candidata apoiada pelo ex-prefeito de Itapetinga Michel Hagge (MDB), ficou em segundo lugar, mas não deixou nenhum legado feminino que seria possível uma disputa de igual para igual com outro prefeiturável homem.

A derrota de Katia Espinheira conseguiu deixar sequelas alimentadas pelo machismo político, que mulher não é capaz de administrar uma cidade como Itapetinga. Agora, absurda retórica mudou. Não existe até o momento nomes que possam desbancar uma possível candidatura de Cida Moura.

Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga
Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga (VEJA AQUI)

O prefeito Rodrigo Hagge (MDB), patina com acusações de corrupção com contratos superfaturados e uma gestão de mais impostos para governar a cidade. O desgaste do atual prefeito se assemelha a do seu avô no passado, onde as urnas aplicaram uma humilhante derrota para o petista José Carlos Moura, coincidente esposo da ex-primeira-dama-Cida Moura.

Os acordos de momento vislumbram os interesses políticos alimentados por vampiros do poder. Esses sugadores por outro lado escolhem seus futuros candidatos a governantes na sede se alimentares do sangue ou das tetas da Prefeitura. Mas 2023, não há muito pouco espaço para miudeza política na escolher de nome forte para candidato. O problema que agora, tem uma mulher no pedaço, e essa, tem mais força que muitos homens que serão prefeituráveis.