Queda na população de Itapetinga desmorona sonho de 17 vereadores na Câmara

Queda na população de Itapetinga desmorona sonho de 17 vereadores na Câmara

Prévia do IBGE foi balde de água frias em dois ex-vereadores de Itapetinga que poderia assumir vagas adicionais se a cidade registrasse mais de 80 mil habitantes no censo/2022.

Queda na população de Itapetinga desmorona sonho de 17 vereadores na Câmara
Ex-vereadores de Itapetinga Juscelino Gomes (PSC) e Diego Rodrigues assumiriam vagas adicionais se caso a cidade registrasse no cesso/2022 mais de 80 mil habitantes. 

Prévia do censo demográfico/2202 do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registou queda populacional de Itapetinga, não só provocará um milionário rombo aos cofres do município como também, fez desmoronar o sonho de 17 vagas na Câmara de Vereadores na próxima eleição municipal.

Havia uma grande expectativa nos bastidores político que Itapetinga quebraria a barreira dos 80 mil habitantes no censo/2022, permitiria na próxima eleição municipal abertura de mais duas vagas na Câmara de Vereadores, dos atuais 15 para 17 assentos no Parlamento Municipal.

Mas levantamento prévio do IBGE apontou outro, não só a cidade perdeu habitantes, como também, deverá perder dinheiro de repasses federais. Itapetinga encolheu em relação à estimativa do próprio IBGE, de uma cidade prevista de 77.408 habitantes em 2021 para 68.704 em censo/2022, uma perda de 7. 804 moradores.

A quantidade de vereadores em uma Câmara Municipal é determinado pela Constituição Federal, que estipula a quantidade máxima de parlamentares por Município, proporcionalmente ao número de habitantes. Segundo o art. 29 da Constituição Federal, aqueles municípios que têm entre 50 mil e 80 mil habitantes como é o caso de Itapetinga, podem contar com até 15 parlamentares.

Para alcançar 17 vereadores na Câmara de Itapetinga, seria preciso o censo demográfico/2020 registrar que a cidade teria 80 mil e mais 1 habitante. 

A queda no número de habitantes em Itapetinga frustrou as legendas partidárias do PSC e PT que faturaria as duas vagas, provavelmente nessa legislatura, já que a legislação não define regras de quando os suplentes de vereadores devem assumir os assentos adicionais.

Em simulação online disponível na internet quando inserimos os votos válidos a vereadores de Itapetinga na eleição de 2020, e calculamos o quociente eleitoral, método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras. O sistema apontou para dois ex-vereadores: Juscelino Gomes (PSC) e Diego Rodrigues/PT (Diga Diga). Ambos os políticos preencheriam as prováveis vagas, se caso, o município registrasse mais de 80 mil habitantes no censo do IBGE. 

População de Itapetinga encolhe e deve provocar rombo milionário nos cofres da Prefeitura e Câmara
População de Itapetinga encolhe e deve provocar rombo milionário nos cofres da Prefeitura e Câmara (VEJA AQUI)

Se caso houvesse abertura de novas vagas na Câmara de Itapetinga não só beneficiaram os ex-vereadores Gomes e Rodrigues, como também, partidos políticos ruins de votos na eleição, com preenchimento de uma das vagas, na chamada sobra partidária de candidatos eleitos com menos de 200 votos nas urnas.

Juscelino Gomes não conseguiu se eleger na última eleição, é hoje, 1º suplente, e só esta na Câmara graças a uma jogada política do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), por apoio na eleição passada, ao levar o titular de vereador Neto Ferraz (PSC) para coordenadoria trânsito de Itapetinga.