Com Hagge preste a encarar banco dos réus, vereadores temem mesmo destino do prefeito com farra do dinheiro público

Com Hagge preste a encarar banco dos réus, vereadores temem mesmo destino do prefeito com farra do dinheiro público

Vereadores de Itapetinga estão apreensivos após prefeito Rodrigo Hagge vira reú por corrupção. Os edis violaram uma série de leis para serem beneficiados com aumentos ilegais nos proprios salários.

Com Hagge preste a encarar banco dos réus, vereadores temem mesmo destino do prefeito com farra do dinheiro público


Após a justiça da Bahia levar o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) a encarar em breve o banco dos reús, por crime de corrupção no caso do contrato do lixo. Uma onda de receio abateu sobre a Câmara Municipal, quando vereadores começaram a creditar que as leis brasileiras podem ser aplicadas contra eles após a criação de uma série de benefícios que turbinaram ilegalmente os ganhos parlamentares com dinheiro público. 

A criação do ‘trem da alegria’ no Legislativo Municipal que permite que vereadores de Itapetinga embolsem em 2023, férias, 13 salário, verbas extras: de gabinete e combustíveis, além do reajuste ilegal nos próprios salários que elevou os vencimentos de R$ 8 mil para 10 mil reais, a legislação só permite tais reajustes de 4 em quatro anos. O edis entraram em pânico, afinal, é o mesmo dinheiro público que levou o prefeito Hagge a ser réu por corrupção.

Rodrigo Hagge pode ser apenas o inicio da degustação judicial sobre os políticos com mandatos em Itapetinga. O prefeito que achou que poderia farrear com dinheiro público na certeza da impunidade, quebrou a cara. Agora, são os vereadores que ignoram leis existes para meter a mão no dinheiro do povo em benefícios próprios, com a mesma certeza que a justiça não os alcançará. Assim, pensa parte dos vereadores, onde, a outra acha que vai dá merda. E, vai!

Para embolsar o salario de R$ 10 mil, os vereadores rejeitaram a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) e a decisão do Ministro Alexandre Moraes, o todo poderoso Xandão, que proibiu atualização salarial com base em anos anteriores, só permitido dos 12 últimos meses.

Pois, bem, os vereadores malandramente atualizaram seus salários com base nos último 5 anos, o que está proibido por lei e por decisão do STF.

Para chegar ao novo salário, eles incluiu na Lei Municipal nº 1.572/23, período inflacionário que se quer trabalharam, como os anos de 2018, 2019 e 2020, atual legislatura é de inicio de 2021, ano esse, da pandemia, que por emenda constitucional proibiu a inclusão de anos pandêmicos para base de calculo trabalhista por compensação pelo Auxilio Emergencial. No real, vereadores só teriam o direito à atualização inflacionária de 2022, que foi de 5,79% e não os 25% abocanhados pelos parlamentares de Itapetinga.

Outro enrosco que em breve deve virar escândalo na Câmara de Itapetinga, é com a verba dos combustíveis. Pela recomendação do TCM, os combustíveis que abastecem os carros particulares de vereadores não deve circular no município só permitido para viagem em outras cidades. Com requisitos de serem obrigados apresentar fotos do tacômetro com quilometragem percorrida para provar a viagem e devidamente publicada no Portal da Transparência.

Não é isso que esta acontecendo, alguns vereadores estão fraudando as quilometragens para simular as viagens, enquanto outros, se quer presta satisfação dos abastecimentos e saem a passear pelo município descumprido orientação do TCM. Uso indevido do dinheiro público é considerado crime por apropriação indébita sujeito de 2 a 5 anos de prisão e mais multa.

Réu por corrupção, Prefeito Hagge tenta escorraçar Fundação José Silveira de Itapetinga
Réu por corrupção, Prefeito Hagge tenta escorraçar Fundação José Silveira de Itapetinga (VEJA AQUI)

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF), entendeu que é crime de improbidade administrava quando parlamentares legislativos ilegalmente aprovam leis com aumento retroativo nos próprios subsídios dentro da mesma legislatura. Os Ministérios públicos (MPs) do país, menos, em Itapetinga, vêm atuando com rigor ao acionar vereadores e ex a responder na justiça pelo crime com devolução do dinheiro público.

E não se engane, é justamente isso que vai acontecer com vereadores de Itapetinga. Não será por iniciativa da capenga Promotoria Pública local, e sim, pelos conselheiros do TCM que devem acionar o MP baiano a colocar os nobres e espertos vereadores nos bancos dos réus diante de evidentes e gritantes provas que afronta as nossas leis.