Prefeito Hagge deixa a saúde de Itapetinga à beira do colapso após guerra com Fundação Silveira

Prefeito Hagge deixa a saúde de Itapetinga à beira do colapso após guerra com Fundação Silveira

Briga particular do prefeito Rodrigo Hagge com a Fundação hospitalar, abre uma crise sem precedentes na saúde pública de Itapetinga.  

Prefeito Rodrigo Hagge (MDB) alimenta uma crise na saúde pública de Itapetinga por birra política contra a Fundação José Silveira.

Ao diagnosticar o estado da saúde pública de Itapetinga após o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) abrir guerra particular com a Fundação José Silveira gestora do Hospital Cristo Redentor, podemos afirmar que a cidade está sendo levada para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), com possibilidade que nos próximos dias esteja na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com relatos de mortes pacientes de não terem resistido a transferências para unidades hospitalares de outras cidades, já que único Pronto Socorro com estrutura hospitalar para casos de urgência e emergência com internações está fechado no município.

O fechamento do Pronto Socorro do Hospital Cristo Redentor e a suspensão do atendimento de obstetrícia, especialidade que cuida da mulher desde o momento em que ela decide engravidar até o pós-parto, deve sobrecarregar a única unidade de atendimento de emergência a UPA (Unidade Pronto Atendimento), nos próximos dias, resultando em uma corrida desesperadora para salvar pessoas que necessita de atendimento médico de urgência.

Relatos preocupantes de familiares de pacientes que procuraram o atendimento médico da UPA, é que a unidade havia virado uma “roleta russa” algum tempo.

Segundo esses familiares que perderam seus próximos na batalha pelo atendimento médicos adequado, reforça a narrativa que pacientes que passam mal e são levados a UPA, geralmente são medicados e horas após são orientados a retornar suas casas, quando o medicamento passa o efeito, voltam pela segunda vez a Unidade de Pronto Socorro e são novamente medicados e vão para suas residências. No terceiro retorno a UPA, o estado de saúde daquele paciente se agrava, obrigando os médicos a indicar transferências com urgência para hospitais de outros municípios com risco do paciente morrer na estrada antes de uma internação de emergência fora da cidade.

O caso é tratado pela Secretaria Municipal de Saúde como relatos corriqueiros e sem provas, mesmo diante de evidencias colocadas por familiares que protestam em grupos de redes sociais, sobre o atendimento relâmpago dos médicos da UPA, com recomendações de tratarem em casa sem serem diagnosticados sobre que doença este acometido os pacientes.

O descaso e a completa falta de humanidade na saúde pública virou rotina na UPA e atendimentos em postos de saúde, diante a dívida da Prefeitura com a Fundação José Silveira que chegou a ultrapassar os R$ 2 milhões, o que limitou os atendimentos de urgência no Hospital Cristo Redentor. Mesmo o governo municipal Rodrigo Hagge declarar que a dívida havia sido paga, demonstrou pouco ou nenhum interesse em solucionar a crise na saúde de Itapetinga.

Com a crise na saúde instalada, Rodrigo Hagge corre para encontrar uma saída que não seja o Hospital Cristo Redentor e sua gestora Fundação José Silveira. O prefeito tenta reativar a complicada estrutura do Hospital e Clinica Monte Moriah, antigo Hospital Santa Maria, o problema é que a saúde de Itapetinga não pode esperar pelo prefeito que quer investir em uma unidade hospitalar fechada por uma guerra de acusações de desvios de dinheiros entre sócios. O caso da Moriah, esta na justiça e muito longe de uma solução.

No meio político, a crise na Saúde de Itapetinga é trada com desdém por apoiadores do prefeito na Câmara Municipal, o que vem levando muitos vereadores governistas a silenciar sobre quem vive ou morrer na guerra particular de Rodrigo Hagge para não comprometer os empregos de indicação na Prefeitura. A bancada de vereadores opositora é incompetente e despreparada para tratar do assunto, mesmo com um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar uma instituição particular como  a Fundação José Silveira, a proposta parlamentar é ilegal.

Réu por corrupção, Prefeito Hagge tenta escorraçar Fundação José Silveira de Itapetinga
Réu por corrupção, Prefeito Hagge tenta escorraçar Fundação José Silveira de Itapetinga (VEJA AQUI)

No Ministério Público de Itapetinga, assunto da crise na saúde é tratado como um caso de corrupção qualquer, onde órgão fiscalizador de Estado vem jogando a toalha algum tempo.

Bem, ou, a população reaja e vão às ruas para cobrar por solução ou aguarde a morte chegar, ou em último caso, previne-se é faça um plano funeral, a porra do caixão é muito caro.