Vereador e prefeito de Itapetinga são alvos de ataques nas redes sociais com vídeos manipulados

Vereador e prefeito de Itapetinga são alvos de ataques nas redes sociais com vídeos manipulados

Ataques com vídeos 'fake' nas redes contra vereador Anderson da Nova e o prefeito Rodrigo Hagge partiram da plataforma Instagram e se espalharam para WhastApp e Facebook.

Vereador e prefeito de Itapetinga são alvos de ataques nas redes sociais com vídeos manipulados
Vereador Anderson da Nova (União Brasil) e o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge foram alvos de vídeos manipulados nas redes.

Circula nas redes sociais vídeos manipulados que colocam políticos de Itapetinga na mira da milícia digital com ataques direcionados ao vereador do União Brasil Anderson da Nova e contra o prefeito emedebista Rodrigo Hagge. Nos vídeos ‘fake’, fotos e imagens reais dos políticos de Itapetinga se misturam com gravações de programas policiais de TV.

Com ‘Deep fake’ híbrido, o vereador Anderson da Nova é atingido com insinuações que ele seja um criminoso procurado ou preso por crimes inusitados de roubo de vibrador a Don Juan, um golpista de mulheres carentes.

Nos vídeos manipulados com fotos do vereador de Itapetinga, programas de TVs: Alerta Nacional do apresentador Sikêra Junior e do Domingo Espetacular da Rede Record são adulterados para dá entender que se trata de Anderson da Nova e não de criminosos comuns procurados e presos pela polícia por crimes diversos.

No vídeo do caso do ‘ladrão de vibrador’ manipula reportagem que se trata de um furto de dois vibradores em uma loja de sex shop em Blumenau, no Vale do Itajaí. O suspeito foi detido com o material erótico pelo proprietário, segundo a PM, e, ao ser questionado, informou que iria presentear a namorada.  Já o caso, do golpista Dom Juan, seria o jovem de 25 anos Diego Aparecido Alves dos Santos, acusado de aplica golpes nas mulheres e depois as ameaça de morte.

Segundo Fontes, próxima do vereador Anderson da Nova, ele havia identificado o autor dos vídeos manipulados e recorrerá à justiça em busca de punição pela ‘deep fake’ híbrida. Veja alguns vídeos:

Outro alvo dos ataques com vídeos ‘fake’ nas redes sociais é o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge. O gestor tem montagem ofensiva idêntica a do vereador do União Brasil, o que demonstra que o autor dos vídeos seja a mesma pessoa.

No vídeo de uma reportagem de programa policial da TV Record sobre um membro de facção criminosa, tem imagem adulterada com Rodrigo Hagge festejando com correligionários durante a campanha eleitoral de 2020.

Com chamada em destaque do programa policial da Record: “dançarino virtual é membro de facção: criminoso e a namorada na cadeia”. Tem apresentador de TV surpreso: “não é possível, isso aí”. Isso é chefe de facção? Não é possível! E se exibia assim, fazendo gracinha na internet? A indagação do apresentador se mistura a imagem montada de proposito com prefeito de Itapetinga dançando com correligionários, sugerindo que se trata de um membro de facção.

O vídeo que circula nas redes sociais manipula uma reportagem exibida em outubro 2022, sobre o dançarino de aplicativo, Daniel de Souza Pedroso, 26, foi preso em Cuiabá durante patrulhamento da Força Tática. O jovem de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) é membro de uma facção atuante no município e estava com mandado de prisão em aberto. Ele tem passagens por ameaça, homicídio e tráfico de drogas. O criminoso foi preso junto com sua namorada e constantemente postava vídeos no Tik Tok sempre dançando. Veja os vídeos contra o prefeito:

Outro vídeo contra Rodrigo Hagge é mais uma zoeira que necessariamente um ataque contra o gestor municipal. No vídeo, uma voz simulada ser do prefeito tem mulher por telefone perguntando: “alô, é o prefeito”? [suposto prefeito]: Alô, sim, o que você deseja? [mulher]: O senhor gosta de vatapá? [prefeito]: Opa, gosto sim! [mulher] então vai tapar os buracos da minha cidade que não aguento mais.