Em menos de três anos, o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge trocou 4 secretários na Educação, com última escolha de um vereador sem experiência na área.
Na imagem, ex e secretário da educação: Geraldo Trindade, Iêda Carvalho, Fábio Viana e Luciano Almeida. |
A saída de Fábio Viana na Educação de Itapetinga, anunciada na quarta-feira (27/09), sob pressão política, quebra mais uma vez a possibilidade de uma gestão a longo prazo na pasta produzir resultados favoráveis a população, e indica que o prefeito Rodrigo Hagge dá sequência ao desmonte e enfraquecimento da Secretaria Municipal, ao trocar um secretário de conhecimento baixo na área para um ‘zero’ em gestão educacional.
O perfil do novo secretário de Educação, Luciano Almeida, escolhido por Rodrigo Hagge, é o quatro a assumir a pasta em menos de três anos de governo municipal, carrega consigo uma gritante ausência técnica em políticas educacionais, já que Almeida saiu de uma Secretária que de fato é sua área técnica que o meio-ambiente e agricultura.
“É um estranho no ninho. Até parece que o prefeito está brincado com a nossa educação ao escolher alguém sem qualquer conhecimento técnico. Isso é um absurdo.” afirma uma educadora sob anonimato, há décadas na Educação de Itapetinga.
A decadência nas escolhas de nomes para uma pasta essencial como a Educação demonstra que Rodrigo Hagge procura uma espécie de faz tudo, ou, subalterno que realize os desejos mais obscuros do prefeito na milionária Secretaria de Educação de mais de R$ 90 milhões anuais, segundo TCM - Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.
De passagens de secretários experientes em gestão educacional como Geraldo Trindade para Iêda Carvalho de conhecimento técnico e Fabio Viana de baixa gestão de políticas na educação, para, enfim, um vereador e pecuarista sem ‘nohall’ na área para gerir uma complexa pasta quer requer o mínimo de conhecimento técnico.
“A Educação de Itapetinga chega ao fundo do poço. Tantas trocas e a escolha de um político sem conhecimento deve mergulhar a secretária em um desmonte com série de inércias e más práticas". Prever outra educadora de Itapetinga sob anonimato.
Gabirabas raiz são vitimas de perseguição na gestão Rodrigo Hagge (VEJA AQUI) |
De fato, o prefeito de Itapetinga revela de péssima escolha ao colocar na Educação uma figura sem conhecimento técnico. Mas por trás de escolhas ruins sempre a um jogo político pela frente. Rodrigo Hagge pode ser um figura política que despreza a Educação, porém, não é burro. Se Luciano Almeida está hoje, na pasta é pôquer Hagge quer muito mais que um secretário dedicado à área. O gestor municipal tá de olho em algo bem maior, e ele tem 90 milhões de razões para isso.