Prefeito Rodrigo Hagge esta permitindo exclusão de gabirabas raiz da gestão municipal com limpa que começou no Social, e agora na Educação.
Prefeito Rodrigo Hagge (MDB), na posse da professora Iêda Carvalho como nova secretária municipal de educação. |
A queda de duas professoras em cargo chave na Secretaria de Educação de Itapetinga causaram ruídos e estragos políticos nas fileiras do gabirabismo raiz, sobre forte suspeita de perseguição contra fiéis seguidores do ex-prefeito Michel Hagge na gestão Rodrigo Hagge.
As exonerações das professoras Iêda Maria da Silva Xavier de Carvalho e Aldinéia Figueiras em cargos de confiança na Secretaria Municipal de Educação causaram espanto entre gabirabas históricos. Essas educadoras são consideradas da velha guarda da política emedebista em Itapetinga.
Iêda Carvalho de prestigio sempre em alta entre os gabirabas chegou assumir a pasta da Educação em junho 2020, depois da saída do então secretário Geraldo Trindade por divergências políticas com prefeito Hagge. Após a queda da professora muitos procuravam explicações sobre a repentina exoneração onde a culpa recaiu no atual secretário Fábio Viana.
Com doutrina gabirabista de nunca colocar a culpa nos Hagges, o secretário Viana recebeu a rebombadas de críticas e xingamentos com as exonerações, fato, reavaliado por aliados do prefeito, que tão logo caíram na real, quem manda é Rodrigo Hagge, e se a professora Iêda caiu à culpa é do gestor municipal.
A narrativa de colocar a culpa no Educação para livrar a cara de Rodrigo Hagge não se sustentou, pois, era difícil imaginar que um secretário municipal teria a ousadia de exonerar uma figura histórica do gabirabismo raiz sem autorização do chefe.
É público e notório a lealdade do secretário de Educação Fábio Viana ao prefeito Hagge. Na pasta, Viana vem atendendo pedidos esdrúxulos do Chefe do Executivo sem pensar nas consequências de gestor de Educação, onde é responsável por gerir os recursos públicos vindos da União, Estado e Município. Existe hoje, uma ala de aliados governistas que querem a cabeça do secretário a todo custo. Mas, enquanto Viana estiver atendendo aos pedidos do prefeito a tal cabeça jamais irar para degola política.
Com nova dança das cadeiras na Câmara prefeito Hagge já prevê derrota e articula eliminar vereadores (VEJA AQUI) |
E essas não são as únicas quedas de gabirabas de peso na administração Rodrigo Hagge. Bastou o falecimento do pecuarista Pedro Pires, um dos conselheiros do ex-prefeito Michel Hagge em três mandatos, para o atual gestor demitir a secretaria de Ação social Andrea Carolina, filha do falecido pecuarista. No lugar de Carolina o prefeito nomeou a vereadora Manu Brandão (MDB) para a pasta social.