PT lança pré-candidatura a prefeito ignorando escolha do governador da Bahia por Cida Moura.
Reunião de petistas de Itapetinga alertou outras legenda sobre o baixo potencial de candidatos a vereadores com média de menos de 50 votos em eleições passadas. |
A peleja que vive o Partido dos Trabalhadores (PT) em Itapetinga na busca do protagonismo politico na eleição do ano que vem, tem colocado a legenda em níveis das ‘nanicas’, ao expor o pior do seu quadro de filiados sobre ideais ultrapassados de disputar uma eleição e não vencê-la.
Em semana de crise da Aliança MDB/União Brasil de sustentação a administração Rodrigo Hagge, o PT em vez de demostrar maturidade para atrair aliados decidiu por anunciar pré-candidatura da vereadora Sibele Nery a prefeito por temor de perder a vaga de vice-prefeito para o União Brasil liderado por José Otavio, em chapa Cida Moura.
Sem renovação do seu quadro de filiados o Partido dos Trabalhadores, patina até numa indicação de vice-prefeito em possível chapa majoritária encabeçada pela ex-primeira-dama. A legenda definha no apresentar de um nome competitivo para eleição municipal. Mesmo com tanta dificuldade de uma candidatura com potencial de voto, a legenda despreza até a candidata do govenador Jerônimo Rodrigues (PT) em Itapetinga que lidera todas as pesquisas.
Mesmo governando a Bahia e o Brasil, a legenda não consegue avançar em Itapetinga. Em 2009, o PT chegou a Prefeitura não por mérito partidário, mas pelo nome que concorria ao cargo de prefeito na época.
PT de Itapetinga não renova e corre risco de não eleger nenhum vereador
José Carlos Moura vinha da experiência de ser vice-prefeito, e uma disputa eleitoral contra Michel Hagge (MDB), no qual, o gabiraba foi o vencedor. Quatro anos depois, no PT, Moura devolvia a derrota para Hagge, fato que levou o novo petista a governar a cidade por oito anos.
Com último ano da gestão petista em Itapetinga, o partido se fechou em uma bolha com figuras ultrapassadas aponto de 2016 não conseguir fazer um vereador se quer. Na eleição 2020, pouco avançou, com candidatura do radialista Amaral Júnior a prefeito, não alcançado nem 5 mil votos, levando o PT a eleger apenas um vereador.
Palácio de Ondina quer articular aliança José Otavio com Cida Moura após estragos com candidatura gabiraba (VEJA AQUI) |
Na eleição 2024, a história não deve se repetir graças a uma federação de três partidos: PT, PC do B e PV com expetativa de eleger no máximo dois vereadores.
Uma oportunidade ouro ressurge no caminho petista com uma candidata potencial, e o que faz o PT? A despreza para manter de pé orgulho, ou malandragem petista para por um prefeito eleito sobre rédeas curtas. Fato, que dificilmente ocorrerá com Cida Moura prefeita.