Prefeito de Itapetinga implode aliança com ex-prefeito José Otavio ao descartar Renan Pereira e impor candidatura Eduardo Hagge.
Emedebistas de Itapetinga lançam pré-candidatura a prefeito de Eduardo Hagge. Foto extraída do Sudoeste Hoje. |
Nascida em 2016, na histórica conveniência política de Itapetinga para eleger o atual prefeito Rodrigo Hagge. A aliança formada pelas maiores lideranças políticas rivais da cidade, ex-prefeitos Michel Hagge e José Otavio Curvelo, foi implodida na noite da quinta-feira, 19/10, pelos próprios gabirabas para aclamar Eduardo Hagge como o pré-candidato a prefeito na eleição do ano que vem.
Em mais uma jogada desesperada de Rodrigo Hagge (MDB) para fazer do tio, o pecuarista Eduardo Hagge seu sucessor, após episódio da rejeição do govenador da Bahia a gabiraba para optar pela candidatura da ex-primeira-dama Cida Moura. O prefeito decidiu demolir a última ponte de sustentação da aliança MDB/União Brasil para prevalecer sua vontade de fazer da Prefeitura de Itapetinga um negócio de família.
Ao oficializar a pré-candidatura Eduardo Hagge em evento esvaziado, o prefeito enterrou de vez à aliança política de ex-prefeitos que o beneficiou nas eleições 2016 e 2020, para provar ter força para eleger seu tio sem ajuda e influência política do grupo do médico e ex-prefeito José Otavio Curvelo.
Isolado, Prefeito Hagge paga caro por investir em eleição do seu próprio ‘tio’ (VEJA AQUI) |
Com descarte do União Brasil, o prefeito Hagge aposta nas pratas da Casa [Prefeitura], como secretários municipais e vereadores aliados na Câmara de Itapetinga no apoio político, em uma velha tática gabiraba usada na eleição 2008 na companha de reeleição do ex-prefeito Michel Hagge (MDB) contra o petista José Carlos Moura.
Na época Michel Hagge ignorou todos os avisos de agremiar apoio político para apostar exclusivamente no seu prestigio político e na tal força gabiraba. O resultado das urnas impôs ao velho e então prefeito uma humilhante derrota para o petista que governou a cidade por oitos anos.
Aposta do prefeito de Itapetinga em Eduardo Hagge remete expoentes do gabirabismo avaliar riscos do gestor municipal ao subestimar a força e influência política do ex-prefeito e médico José Otavio. “A reunião de ontem não contribui na união do grupo, que neste momento é preciso. Eduardo Hagge não esta bem nas pesquisas, quem lidera é a oposição. Eu, entendo que o prefeito precisa lançar um pré-candidato para conter Cida Moura que até o momento esta sozinha, mas não justifica atropelar os aliados desse jeito. Sozinhos vamos nadar e morre na praia como na eleição contra José Carlos.” Afirma um influente gabiraba.