Itapetinga gera 109 vagas com carteira assinada em novembro com comércio em baixa e indústria em alta

Itapetinga gera 109 vagas com carteira assinada em novembro com comércio em baixa e indústria em alta

Pela primeira vez Itapetinga registra alta na contração da primeira carteira de trabalho. Em novembro foram mantidos 32 jovem no primeiro emprego.

Itapetinga gera109 vagas com carteira assinada em novembro com comércio em baixa e indústria em alta
Comércio de Itapetinga volta a decepcionar na geração de emprego com carteira assinada.

Itapetinga criou 109 vagas com carteira assinada em novembro de 2023. Os dados são do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O saldo de 109 foi resultado das 430 contratações e das 321 demissões em novembro. O setor da indústria foi o que mais criou vagas (82), seguido do serviço (35). 

Piores resultados no emprego por carteira assinada ficou com o comércio local que registrou saldo negativo de um emprego a menos em um segundo setor que mais emprega na cidade. A decepção maior foi na construção civil com demissão de mais 9 pessoas de carteira.

O IDenuncias pioneira na divulgação de dados da Caged na cidade volta a divulgar dados de emprego por carteira assinada em Itapetinga após sites ligados a gestão municipal distorcerem dados do Ministério do Trabalho e Emprego politicamente em favor da atual administração Rodrigo Hagge. Sem esclarecer dados ruins e precisos na geração de emprego.

Os setores de indústria e serviços tiveram abertura de vagas em novembro em quanto o comércio e construção civil quedas. O Ministério do Trabalho e Emprego afirma que a queda é justificada por um "impacto sazonal". No comércio foram fechados 59 postos de trabalho. Na construção civil, foram fechadas 22 vagas e na agropecuária, registrou saldo positivo de 2 postos formais de trabalho, mas com possível tendência de queda para os próximos meses por consequência da seca na região.

O Caged reúne dados do governo federal sobre empregos formais. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados se referem apenas a trabalhadores com carteira assinada (CLT), e são as próprias empresas que preenchem as informações no sistema.

O melhor do levantamento do Ministério do Trabalho em Itapetinga ficou no primeiro emprego. O aprendiz ficou com 1/3 das vagas de emprego com carteira assinadas no município de um resultado de 99 novas contrações contra 67 demissões de um saldo positivo de 32 novas carteiras assinadas. A indústria absolveu todas as vagas do primeiro emprego.