Pela primeira vez Itapetinga registra alta na contração da primeira carteira de trabalho. Em novembro foram mantidos 32 jovem no primeiro emprego.
Comércio de Itapetinga volta a decepcionar na geração de emprego com carteira assinada. |
Itapetinga criou 109 vagas com carteira assinada em novembro de 2023. Os dados são do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O saldo de 109 foi resultado das 430 contratações e das 321 demissões em novembro. O setor da indústria foi o que mais criou vagas (82), seguido do serviço (35).
Piores resultados no emprego por carteira assinada ficou com o comércio local que registrou saldo negativo de um emprego a menos em um segundo setor que mais emprega na cidade. A decepção maior foi na construção civil com demissão de mais 9 pessoas de carteira.
O IDenuncias pioneira na divulgação de dados da Caged na cidade volta a divulgar dados de emprego por carteira assinada em Itapetinga após sites ligados a gestão municipal distorcerem dados do Ministério do Trabalho e Emprego politicamente em favor da atual administração Rodrigo Hagge. Sem esclarecer dados ruins e precisos na geração de emprego.
Os setores de indústria e serviços tiveram abertura de vagas em novembro em quanto o comércio e construção civil quedas. O Ministério do Trabalho e Emprego afirma que a queda é justificada por um "impacto sazonal". No comércio foram fechados 59 postos de trabalho. Na construção civil, foram fechadas 22 vagas e na agropecuária, registrou saldo positivo de 2 postos formais de trabalho, mas com possível tendência de queda para os próximos meses por consequência da seca na região.
O Caged reúne dados do governo federal sobre empregos formais. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados se referem apenas a trabalhadores com carteira assinada (CLT), e são as próprias empresas que preenchem as informações no sistema.
O melhor do levantamento do Ministério do Trabalho em Itapetinga ficou no primeiro emprego. O aprendiz ficou com 1/3 das vagas de emprego com carteira assinadas no município de um resultado de 99 novas contrações contra 67 demissões de um saldo positivo de 32 novas carteiras assinadas. A indústria absolveu todas as vagas do primeiro emprego.