Polarização entre os Moura vs Hagge consolida em recém pesquisa a prefeito de Itapetinga, e impõe limites a petista.
Os prefeituraveis 2024 de Itapetinga: Cida Moura (PSD), Eduardo Hagge (MDB), João de Deus (PT) e Alfredo Cabral (PMN). |
Em mais uma pesquisa interna encomendada por legenda partidária a candidatos a prefeito de Itapetinga realizado na última semana de junho. Os números não são nada animadores para o petista João de Deus que em terceiro assiste a ex-primeira-dama Cida Moura tomar dianteira sem ninguém a incomodar no topo do levantamento. Enquanto isso, vê seu ex-colega de partido Eduardo Hagge em banho-maria na segunda colocação registrando leve queda por consequência de um habeas corpus do seu sobrinho-prefeito no Superior Tribunal de Justiça.
De acordo com a pesquisa a liderança de Cida Moura (PSD) a coloca com uma vantagem quase três vezes mais sob seu principal adversário da segunda colocação Eduardo Hagge (MDB), que pena com a polêmica do habeas corpus no STJ, do seu sobrinho Rodrigo Hagge, atual prefeito de Itapetinga. Eduardo registrou uma queda de quase 2% em comparação a pesquisa de maio.
A possível queda de Eduardo Hagge dentro da estabilidade deve estar ligada a polêmica do Habeas Corpus de Rodrigo Hagge no STJ, agora, na Suprema Corte (STF) que visa escapar de possível sentença no Tribunal da Bahia por corrupção, que pode leva-lo ao afastamento do cargo de prefeito de Itapetinga. O HC deve ter sido fator crucial na leve queda do emedebista, de um temor para a pré-campanha gabiraba de mais queda nas próximas pesquisas.
O pior no levantamento de opinião ficou para o vereador e presidente da Câmara de Itapetinga João de Deus (PT) que além de perder quase 4% em curto espaço de tempo, viu se distanciar do seu ex-amigo e ex-colega de MDB, Eduardo Hagge. O petista pode estar sendo vítima de uma possível polarização entre os Moura Vs Hagge. Itapetinga jamais registrou avanço da terceira via nas eleições municipais, onde as urnas do município foram implacáveis a políticos fora da bolha da polarização.
Se tá ruim para João de Deus, que dirá, para o estreante na corrida a Prefeitura de Itapetinga 2025. O ex-vereador Alfredo Cabral (PMN), decepciona ao registrar uma soma acima de 1%. Cabral que fez uma jogada arriscada ao trocar de legenda em ano eleitoral, não conseguem ter resultado que o coloque entre os principais da disputa a prefeito de Itapetinga. Para se ter ideia a soma do ex-vereador no levantamento está um pouco acima de 10% da soma do segundo colocado Eduardo Hagge.
Na pesquisa, o que mais chama atenção é o aumento dos indecisos que crescem, de uma massa de eleitorais que descola de João de Deus e Eduardo Hagge, e poucos vão para a líder Cida Moura. Das perdas do petista e emedebista a ex-primeira-dama só faturou 1%.
Pesquisa de aliados do governador é festa para os Moura e pesadelo para os Hagge (VEJA AQUI) |
O curioso que na batalha pela cadeira de prefeito de Itapetinga tem levado algumas legendas partidárias a investir pesado em pesquisas interna na cidade. E seu custo não é nada barato. Para encomendar um levantamento interno, aquelas que não precisam serem registradas na justiça eleitoral, tem custo de R$ 10 mil a 15 mil reais a depender do instituto de pesquisa.
Mas, parece que o alto custo por pesquisas internas não incomoda os caciques partidários que não param de faze-las em Itapetinga, mesmo com um quadro eleitoral pra-lá de estável entre os prováveis adversários no pleito. Vai entender essa turma.
"Equipe do IDenuncias agradece as legendas partidárias baianas por enviarem pesquisas internas de Itapetinga ao e-mail do site. Nosso muito obrigado...."