Comércio de Itapetinga desfaz mito das contratações no mês junino ao registrar 8 novas vagas com carteira assinada, enquanto o junho da Indústria é de criação de empregos.
Itapetinga tem saldo positivo na geração de emprego em junho ao registrar o terceiro melhor mês do ano nas contratações. |
Itapetinga abriu 138 postos de trabalho com carteira assinada em junho/2024, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados terça-feira, 30, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O resultado do mês passado foi fruto de 484 admissões e 346 desligamentos e ficou abaixo do melhor mês das contratações mês de maio deste ano, de criação líquida de 138 vagas. Itapetinga registra um estoque de 15.509 pessoas empregadas com carteiras assinadas.
Itapetinga contratou mais do que demitiu em quase todos os meses de 2024, excerto janeiro que registrou desemprego em alta. A criação de postos com carteira assinada em junho foi superior apenas aos resultados de março e abril de contratações em baixa, respectivamente, 22 e 42 postos. O melhor desempenho, até o momento, foi contabilizado em maio, quando houve saldo positivo de 198 novos empregos com indústria a puxar a alta nas contratações.
O mês de junho a Indústria de Itapetinga voltou a mostrar ser o carro chefe das contratações. O setor contratou 287 e demitiu 180 a registrar um saldo positivo de 107 novas vagas de emprego. A indústria tem hoje, um estoque de 8.056 empregados com carteira assinada.
O Comércio de Itapetinga que vinha decepcionado a meses nas contratações com números modestos, desta vez, derrubou o mito das contratações de festa juninas na cidade. O comércio teve saldo positivo de apenas 8 novas contratações, de um resultado de 72 admissões e 64 desligamentos. O setor tem hoje, um acumulo de 2.120 pessoas com empregos formais.
O surpreende para o mês de junho ficou por conta da Construção Civil, que registrou saldo de 15 novas contratações com segundo melhor desempenho atrás da Indústria. O resultado é fruto de 30 contratações e 15 demissões. A Construção detém o menor estoque de empregados com carteira assinada no município são 294.
O setor de Serviços que vinha bombando nas contratações perdeu fôlego em junho, de resultado de 84 admissões e 73 desligamentos de um saldo de apenas 11 novos postos. Mas o Serviços registra o segundo melhor estoque de pessoas com carteira assinada na cidade, são 3.325 vagas ativas.
Decepção ficou com Agropecuária, que registrou 3 desempregados a mais para o setor do agronegócio. O saldo negativo é de 11 contratações e 14 demissões, de um estoque geral de 714 pessoas com carteira assinada.
Para esclarecimento, os dados divulgados pela Caged sofrem atualizações constante no transcorrer do mês de divulgação dos dados, por esta razão, que no mês de maio/2024, o IDenuncias havia publicado que Itapetinga havia registrado saldo positivo de 195 novas vagas, após atualização do sistema passou para 198 contratações.