Promotora eleitoral de Itapetinga Solange Anatólio do Espírito Santo promete ser implacável contra pré-candidatos que cometerem crimes eleitorais.
Promotora de Justiça Eleitoral de Itapetinga Solange Anatólio do Espírito Santo. |
O sábado e domingo deste fim de semana será de convenções partidárias dos principais candidatos a prefeitos e vereadores de diversas legendas de Itapetinga. E na mira das convenções do PSD da candidata a prefeita Cida Moura e do MDB de Eduardo Hagge, o Ministério Público Eleitoral que montará uma operação para flagrar pré-candidatos cometendo crime eleitorais de abuso a campanha antecipa.
É o que promete a promotora de justiça Solange Anatólio do Espírito Santo, que chefia a eleição municipal de Itapetinga este ano. Segundo fontes, a promotora vai ser implacável no combate aos abusos de poder assim, como, antecipação de campanha antes do dia 16 de agosto início oficial da eleição.
Nas pré-campanhas em Itapetinga foram registrados uma série de abusos que devem ser transformados em multas de R$ 5 mil a 15 mil reais, com possibilidade de impugnação de candidaturas e até cassação de registros em caso de vitória nas urnas.
E munição é que não falta para a promotora de Justiça Espírito do Santo contra os pré-candidatos onde boa parte das provas dos crimes eleitorais foram publicadas nas redes sociais em grupos de WhatsApp, o que tornam as defesas de pré-candidatos a vereadores e prefeito indefensável na justiça eleitoral.
Desde março deste ano, a promotora Solange Anatólio do Espírito Santo vinha alertando políticos com mandatos, partidos e instituições como Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal sobre eventuais punições para quem cometesse abuso no período de pré-campanha. Mesmo diante seguidos alertas os desrespeitos eleitorais foram cometidos por todos por lados.
Blogueiro dos Hagge é abandonado pelos vereadores do prefeito após ataque a Promotora de Justiça (VEJA AQUI)
E para fechar a lista dos candidatos suspeitos de crimes eleitorais, as convenções partidárias terão potencial para ampliar essa lista de candidatos punidos na pré-campanha. Já que estão programados para esses dias de convenções uma série de mini-carreatas, passeatas e distribuições de camisas padronizadas patrocinados por candidatos a vereadores com aval das campanhas dos candidatos a prefeitos.
Definitivamente, a promotora de justiça eleitoral de Itapetinga quer pegar os candidatos infratores a lei eleitoral pelo bolso, e em caso de flagrante, na cadeia.