Cida Moura sai na frente pela corrida por verbas públicas para Itapetinga enquanto Eduardo Hagge tenta buscar apoio de petistas.
![]() |
Na imagem: Líder opositora de Itapetinga Cida Moura (PSD) e o prefeito Eduardo Hagge (MDB). |
Há 30 anos, uma voraz disputa entre os velhos políticos, José Otávio Curvelo e Michel Hagge pelo comando da Prefeitura de Itapetinga abria o caminho para a corrida de verbas federais e estaduais em uma cidade que se transformou em um canteiro de obras públicas com a vinda de indústrias.
Na época, o então prefeito José Otávio contava com o apoio das forças políticas da Bahia: Senador ACM, governador Paulo Souto, senadores e dos ministros do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para a vinda de verbas para a cidade. O oponente ex-prefeito Michel Hagge, com a influência do então deputado federal Geddel Vieira Lima (MDB), político com trânsito livre no Palácio do Planalto. Itapetinga chegou a receber mais verbas federais e estaduais que a cidade de Vitória da Conquista, 5 vezes mais que a população local.
Com o enfraquecimento da oposição da cidade nos últimos oito anos, a guerra por verbas para o município perdeu o sentido por não haver um nome opositor forte. Até que os ventos começaram a sobrar em favor da cidade novamente, com anabolizada da oposição na eleição/2024, com Cida Moura no páreo.
Com o fortalecimento da oposição, a guerra por verbas públicas para a cidade volta a ser uma obsessão dos políticos e possíveis candidatos a prefeito 2028, Eduardo Hagge (MDB) e Cida Moura (PSD), que constroem suas trincheiras e reforçam suas bases políticas com ajuda dos governos, Lula e Jerônimo Rodrigues.
Gabirabas anti-PT isolam Eduardo Hagge após imagem de colada no governador da Bahia (VEJA AQUI)
Enquanto Cida Moura traduz suas promessas em realidade por Itapetinga com projetos de construção de 200 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” e a Policlínica, com reforço extra de demandas por verbas públicas através do senador Otto Alencar (PSD) e o deputado federal Otto Filho (PSD). O prefeito Eduardo Hagge corre contra o tempo para se alinhar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e se beneficiar de obras públicas pelos próximos 4 anos.
Com Cida Moura mais próxima dos poderes federal e estadual, e Eduardo Hagge tentando entrar na festa, a batalha pelo controle político da cidade fica ainda mais acirrada para 2028. De uma guerra que terá um único vencedor, a população de Itapetinga.