Foto compartilhada pela própria vereadora serviu de munição nas redes para provar que Manu Brandão simulou viagem para receber diárias pela Câmara de Itapetinga.
![]() |
Vereadora Manu Brandão compartilhou foto com prefeito e primeira-dama de Itapetinga em sua conta no Instagram, quando deveria está em Salvador. |
A Câmara Municipal de Itapetinga está envolvida em mais uma controvérsia envolvendo o uso de diárias de viagem. Desta vez, a vereadora Manu Brandão (MDB) é acusada de ter solicitado “Diárias” para uma suposta viagem a Salvador, mas foi flagrada no mesmo período em um evento do prefeito Eduardo Hagge (PSD) no Parque da Lagoa, no município.
A vereadora governista do MDB, que é suspeita de ter simulado uma viagem de quatro dias para Salvador, com o objetivo de receber R$ 3.199,40 pagos pela Câmara Municipal, foi desmascarada graças, atuação das redes sociais de oposição. Em questão de minutos, eles descobriram, por meio de uma foto, que Manu Brandão estava na cidade, quando deveria estar viajando.
Verdeador Manu Brandão é vítima de sua própria vaidade ao publicar foto em sua conta no Instagram quando deveria está em viagem a Salvador como prova extrato da Câmara de Itapetinga.
Foto divulgada pela própria vereadora na sua página do Instagram que logo em seguida caiu nas redes opositoras revelam Manu Brandão em evento oficial da Prefeitura de Itapetinga, ao lado do prefeito Eduardo Hagge e da primeira-dama Zezé Hagge, em um abraço fraternal que desmascara alegação de viagem a serviço do município. A imagem, que circulou amplamente em diversos grupos de WhatsApp e Instagram, serviu como prova irrefutável de que a parlamentar teria forjado viagem para receber diárias indevidas às custas do erário público.
Depois da revelação, as redes sociais promoveram um lixamento virtual na imagem da vereadora, que foi acusada de desviar dinheiro público para benefício próprio. Os ataques à emedebista foram intensos, e seus aliados não se mobilizaram para defendê-la.
Manu tentou amenizar a situação nas redes sociais, explicando que havia retornado a Salvador antes do previsto e que devolveu parte do dinheiro das diárias à Câmara de Itapetinga. No entanto, o dano à sua imagem já estava feito.
Redes sociais criticam gastos de R$ 102 mil com diárias de viagens para vereadores de Itapetinga (VEJA AQUI)
A defesa da vereadora do MDB não convenceu os internautas, que suspeitam que Manu Brandão só teria devolvido o suposto dinheiro público por ter sido descoberta. Até o momento do fechamento desta publicação não há registro da devolução do dinheiro a Câmara de Itapetinga.
Uma situação semelhante aconteceu na legislatura anterior, quando o vereador Pastor Evandro Silva (que era do PSD e agora está no MDB) pediu três dias de diárias de viagem à Câmara de Itapetinga para ir a Salvador. Ele alegou que tinha um compromisso no gabinete de um deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia, mas acabou mudando de rota e foi para São Paulo visitar o Templo da Igreja Universal do Reino de Deus, conhecido como Templo de Salomão. A polêmica foi destaque na imprensa baiana. O Ministério Público de Itapetinga investigou o caso, mas o promotor Gean Carlos Leão decidiu arquivar a situação após o vereador concordar em devolver o dinheiro ao município.
Naquela época, colunistas do IDenuncias criticaram a decisão do promotor, argumentando que isso poderia abrir precedentes para que vereadores cometesse mais irregularidades com as diárias no futuro. Hoje, Manu Brandão é um exemplo claro desse alerta.
Social Plugin