Esquema de laranjas e 'rachadinha' na Câmara, chegam às ruas

Esquema de laranjas e 'rachadinha' na Câmara, chegam às ruas

Sábado da independência foi marcado pelo grito sobre impunidade diante de esquemas de laranjas e fantasma na Câmara de Vereadores de Itapetinga


Esquema de laranjas e rachadinha na Câmara, chegam às ruas
O constrangimento diante aplausos do prefeito Rodrigo Hagge diante cartaz que denunciava laranjas na Câmara de Itapetinga 

O sábado da Independência do Brasil simbolizou para os itapetinguenses uma retomada inédita de protestos sobre ações irregulares interna do município. O que antes simbolizavam protestos sobre política nacional virou municipal. Quando cidadãos resolveram expor abertamente sua indignação com esquema de assessoria laranja na Câmara Municipal de Itapetinga.

Como é de praxe o uso dos eventos anuais desfiles de 7 de setembro, data comemorativa de Independência do Brasil. Os movimentos sociais em conjunto com a Igreja Católica, promovem a macha dos social com o ‘Grito dos Excluídos’. Os organizadores aproveitam o vácuo nos desfiles para protestarem contra as injustiças sociais praticadas por governantes.

Grito dos Excluídos organizados pelo Igreja Católica através da CNBB - Conferencia Nacional dos Bispos
Desde do primeiro semestre a Igreja Católica fiéis e cidadãos não católicos, para o 24º Grito dos Excluídos que, este ano, tem como lema “Desigualdade gera violência: BASTA DE PRIVILÉGIOS!” e tema “Vida em primeiro lugar”, pelos quais, segundo a CNBB - Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, quer chamar a atenção da sociedade para a questão da desigualdade social, cada vez maior, entre os poucos endinheirados e os milhões de despossuídos. “Este sistema não permite que a vida esteja em primeiro lugar, porque privilegia o capital”, diz CNBB.

Na marchar contra as injustiças sociais, eis o que surgem, protestos por existência de servidores laranja e fantasmas no Poder Público, englobando como ‘política’, em cartazes que diziam, “Não Aceitamos Fantasmas e Laranjas na Politica”.

Cartaz denunciando esquemas de laranjas e fantasmas no poder público

O recado foi levado por manifestantes diante a presença da presidente da Câmara de Municipal de Itapetinga, Naara Duarte e vereadores da base governista, aliados ao governo de Rodrigo Hagge, em palanque oficial com prefeito, vice e demais autoridades.

Autoridade presente no palanque que prefere o anonimato esclareceu, “foi perceptivo o constrangimento dos vereadores diante exposição dos cartazes, que referiam laranjas e fantasmas”. Afirmou autoridade anônima.

Durante os desfile, no momento de entrada do 'Grito dos Excluídos', coordenadores do eventos havia denunciado uma especie de censura do governo Rodrigo Hagge, em exato momento, que manifestantes iram protestar. Segundo relatos do blog Cidade Acontece, membros do governo municipal determinou a Banda Marcial do município que seguissem com os tambores impedido que populares ouvissem os gritos dos manifestantes, acusando-os de usarem tambores para abafar os gritos de protestos.

Em meio aplausos e risos do chefe do poder executivo ao constrangimento dos vereadores da base governista 

Diante o arquivamento das denuncias de laranjal na Câmara Municipal de Itapetinga, pelo promotor público de Itapetinga, Gean Carlos Leão, podemos deduzir que os vereadores apenas passaram por incômodo constrangimento, já que não temem qualquer reação por parte das autoridades devido ao sepultamento de denuncias feita pelo Ministério Público de Itapetinga. Mesmo diante, de vorazes comprovações reais do laranjal, o Ministério Público continua a optar pelo ceticismo das denuncias.

Em quanto Isso, os vereadores itapetinguenses envolvidos com laranjal, desfrutam do vantajoso esquema, até o momento da votação de Projeto de Lei de autoria do vereador Romildo Teixeira, que obriga ponto eletrônico para assessores parlamentares.  O Projeto de Lei tem prazo para ser votado é até o dia 15 de setembro/2019. E como constatou o IDenuncia há votos suficiente para sua aprovação.