Ministério Público volta a atingir empresas contratadas por Naara

Ministério Público volta a atingir empresas contratadas por Naara

Ministério Público, apontou irregularidade na contratação de empresa de parente de Naara com a Câmara

Ministério Público volta a atingir empresas contratadas por Naara
Ministério Público volta contestar mais um contrato fechado pela presidente da Câmara de Itapetinga  Naara Duarte 

Em mais um revés no Ministério Público de Itapetinga (MP), a presidente da Câmara de Vereadores, Naara Duarte volta a ser obrigada a desfazer de mais um contrato considerados irregular. O alvo desta vez foi um contrato de um parente da presidente com a Câmara de Vereadores, que terá prazo de 10 dias para rescindir.

O Ministério Público apontou duas irregularidades na contratação da empresa IONA CERQUEIRA RODRIGUES ME, uma sem licitação outra por si tratar de uma empresa que pertence à cunhada da presidente Naara Duarte.

Iona Cerqueira Rodrigues é casada com Nalthy Duarte, irmão da presidente da Câmara que vem mantendo contrato no valor de R$ 34.407,49, para fornecimento de material de consumo: limpeza e gênero alimentício para o Legislativo Municipal.

Na decisão a Promotoria Pública, recomendou Naara Duarte, a evitar contratação de empresa com grau de parentesco com presidente da Câmara. “Que doravante, se abstenha de realizar nova contratação com empresas pertencentes a pessoas que mantenham relação de parentesco como Vossa Excelência, objetivando a preservação dos princípios constitucionais previstos na lei.” Disse o Promotor do caso.
  
Há poucos dias, o MP de Itapetinga havia dado prazo de 10 dias a presidente da Câmara para rescindir contrato com a empresa PLANNER CONSULTORIA, ASSESSORIA E SERVIÇOS-ME. O Ministério Público constatou que contratação da empresa, sem licitação foi ilegal.

A Planner mantinha contrato no valor de R$ 76.000,00 com Câmara para avaliar os riscos de contração de empresas para Legislativo através de processos licitatórios. O IDenuncias, havia alertado a contratação desnecessária da empresa de consultoria, já que todos os processos de licitações são elaborados por servidores da Casa, e jamais foram contestados pelo TCM/BA –Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.

A nova investida do Ministério Público em uma ação civil publica contra os contratos de Naara Duarte na Câmara de Itapetinga tirou a presidente do legislativo do sério, que explodiu na sessão desta quarta-feira (4), chamando vereadores de oposição e órgão da imprensa de mentirosos, com afirmação que o Ministério Público não manda na Câmara muito menos na Prefeitura. Veja o vídeo abaixo: 


Ação Civil Pública foi de iniciativa dos  vereadores da oposição Diego Rodrigues (PR), Romildo Teixeira (PSL), Valdeir Chagas (PDT) e Gilmar Piritiba (PSD), protocolarem denúncia no MP, solicitando uma investigação contra a presidente, por suposto contratos ilegais envolvendo empresas de familiares de Naara Duarte com Câmara Municipal de Itapetinga.

Como havia publicado, em maio 2019, o IDenuncias revelou a desnecessária contratação da empresa de consultoria por Naara. O Ministério Público na época arquivou a denuncia do site, por considerar anônima. Se caso o MP de Itapetinga levasse afrente a denúncia poderia encomiar valor expressivo pago pelo Poder Legislativo. Veja o resumo da decisão do MP abaixo:


Recomendação do Promotoria Pública dá de 10 dias para Naara rescindir contrato de parente