Sessões virtuais da Câmara de Itapetinga é um convite para o coronavírus

Sessões virtuais da Câmara de Itapetinga é um convite para o coronavírus

Sem projetos emergenciais, Câmara de vereadores realizam sessões virtuais que expõe funcionários e vereadores ao novo vírus.


Sessões virtuais da Câmara de Itapetinga é um convite para o coronavírus
Realizações de sessões virtuais na Câmara Municipal de Itapetinga, pode expor funcionários e vereadores ao contágio por novo coronavírus.

Desde o surgimento das primeiras denúncias sobre esquema de assessoria laranja para prática da rachadinha na Câmara Municipal de Itapetinga, envolvendo mais de 75% dos vereadores. Os detetores de mandatos perderam o rumo, e vem proporcionando cenas lamentáveis, que mais preocupa, que exatamente assusta a população na crise do coronavírus.

A pandemia viral, vem obrigando os brasileiros inovarem nas medidas restritivas. Em especial, os legislativos estaduais e municipais pelo país a fora. Acompanho o êxito positivo do Congresso Nacional em realizarem sessões virtuais para votações de projetos emergenciais do governo federal, assim como os estaduais votarem os projetos de leis em caráter de urgência encaminhados pelos governadores.

Em Itapetinga, as ‘sessões virtuais’, virou motivo de piada. Se a ideia era inovar para trabalhar? A sessão via web transformou em uma zorra preocupante! Sem planejamento adequado, os vereadores se atumultuam nas dependências da Câmara com alguns assessores parlamentares, isso sem contar com a presença de bajulares de plantão.

Aglomeração de vereadores, assessores e servidores efetivos da Casa Legislativa, colocaram todos os presentes em risco de contágio ao novo coronavírus. A relato, que teve vereadores que preferiram seguir a imprudência bolsonarista, se recusaram a usarem mascarás. “isso aqui é uma loucura, tá colocando agente em risco”, afirmou um pessoa presente em grupo de WhatsApp.

O plenário da Câmara que deveria está com apenas 5% dos parlamentares, regra seguida pelo Congresso Nacional e legislativos estaduais, foi aglomerado de vereadores acompanhado de assessores com celulares nas mãos e sem mascaras de proteção, desrespeitando as recomendações de restrições sociais adotado pelo município. Fonte, afirma que apenas 3 vereadores seguiram adoção de ‘isolamento social’, participando das sessões de suas casas.

Nas sessões de quarta e Quinta-feira (15,16), os “ardis” parlamentares usaram a pouca paciência que resta da população em meio a pandemia, para votarem projeto de ‘Resolução” autorizando as sessões virtuais. De quebra ocupando espaço de quase 3 horas de uma emissora de rádio pela parte da manhã, para transmissão da fadiga sessão virtual, rendendo criticas negativas, já que a população vivem sobre tensão de informações diária sobre o contágio do coronavírus no município.

O novo padrão de sessões virtuais, surgiram com proposito de votares as medidas emergenciais do Podere Executivo [Presidência, governos Estaduais e Municipais]. Só que em Itapetinga, os vereadores devem usar as sessões para votares panais documentos regimentais, assim como criticar e elogiar membros do poder Executivo, como também, usarem o espaço para fazer politicagem descabida em tempos de crise viral.

Não se sabe, se as sessões virtuais tem motivação eleitoreira, já que estamos em ano de eleição e de incerteza se haverá este ano. Mas podemos afirmar que a população está dando pouco ou nenhuma importância para politicagem dos vereadores, em momento de apreensão total diante o futuro de Itapetinga na crise do coronavírus.

Se você tem paciência, e muita disposição, assista a primeira sessão virtual da Câmara de vereadores de Itapetinga. E boa sorte! [ click aqui]