STF volta proibir canetada de Bolsonaro, desta vez na chefia da PF

STF volta proibir canetada de Bolsonaro, desta vez na chefia da PF

Impedimento de novo diretor da Policia Federal é o segundo veto do STF contra as canetadas de Bolsonaro.


STF volta proibir canetada de Bolsonaro, desta vez na chefia da PF
Canetada de Bolsonaro volta a falhar com decisão da Suprema Corte (STF)


E mais uma decisão contra as canetadas de Jair Bolsonaro, em nomear o delegado e amigo próximo da família do presidente, Alexandre Ramagem para o cargo de Diretor-geral da Policia Federal, em meio investigação que envolve seus filhos em ações da fake News e rachadinha. O ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte (STF) determinou a suspensão da nomeação do novo diretor da PF.

Na decisão de Alexandre de Moraes, o ministro cita que a escolha do presidente Jair Bolsonaro tem indícios de não ter respeitado os princípios de impessoalidade que norteiam os atos da administração pública.

Presidente Jair Bolsonaro e delegado da Polícia Federal, Alexandre Ramagem

"Nesse contexto, ainda que em sede de cognição inicial, analisando os fatos narrados, verifico a probabilidade do direito alegado, pois, em tese, apresenta-se viável a ocorrência de desvio de finalidade do ato presidencial de nomeação do Diretor da Polícia Federal, em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público", argumentou Moraes.

Moraes usou o mesmo argumento semelhante fora usado pelo ministro Gilmar Mendes, quando Dilma Rousseff ligou para Lula e avisou que o tinha nomeado. Na época, o ato foi interpretado como uma maneira de evitar uma eventual prisão pelo juiz Sergio Moro, o mesmo que, agora, se rebelou contra a intromissão na Polícia Federal e deixou o Ministério da Justiça.

Essa foto fala por si. O ex-novo diretor da Policia Federal em festa de fim de ano em uma casa em Brasileira ao lado do filho 2 do presidente, Carlos Bolsonaro, suspeito de organizar ataques a ministros do STF nas redes sociais.

Há poucas mais de 1 semana o Supremo, brecou uma possível canetada de Jair Bolsonaro, que ameaçava proibir o isolamento social nos Estados e Municípios, em plena pandemia do novo coronavírus. Diante possível concretização de ameaça a saúde pública. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que Estados e municípios têm autonomia para regulamentar medidas de isolamento social. Na prática, Bolsonaro perdeu o poder da caneta Bic, na crise do coronavírus.

O veto à canetada pelo ministro Moraes do STF, desarticulou Bolsonaro que queria um amigo próximo dele e dos filhos no comando da Polícia Federal. Isso, daria vantagem a Bolsonaro, em matar 2 coelhos e uma única porrada. A primeira investigações das Fake News, a 2ª  abertura de investigação determinada pelo ministro da Alta Corte (STF), Celso de Mello sobre denuncia de Moro e a interferência do presidente na Polícia Federal. Inquérito que seria conduzido por um delegado indicado pelo novo diretor da Policia Federal.

Como se sabe, a PF é uma polícia judiciária a serviço do Estado. Moraes, com sua decisão, dá uma salvaguarda a um princípio constitucional sobre a coisa pública. O presidente tem o direito de nomear o diretor-geral da PF, sim, todos nos sabemos disso. Mas ao mesmo tempo Bolsonaro tem a obrigação de seguir determinados princípios impostos pela Constituição Federal. Afinal estamos em uma democracia.

A partir de Hoje (29), o presidente Jair Bolsonaro aprendeu sua maior lição, que a Republica Federativa do Brasil, não é dele, e muito menos de seus inúteis seguidores e sua milícia digital, que vivem denegrindo imagem de pessoas contraria ao bolsonarismo nas redes sociais, só para defender as ideias amalucadas de um presidente insano e irresponsável.