População ignora proibição de Hagge e celebra chegada do São João com fogos e muita fé

População ignora proibição de Hagge e celebra chegada do São João com fogos e muita fé

Cidadãos resistem a proibição do prefeito Rodrigo Hagge e comemoram o São João com queimas de fogos e fogueiras.


População ignora proibição de Hagge e celebra chegada do São João com fogos e muita fé
Tentativa de proibir tradições juninas é ignorada pela população de Itapetinga

Até agora não se sabe o que se passou na cabeça do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge e seu ‘Gabinete de Crise’, para baixar um Decreto Municipal proibindo fogos de artifícios e fogueiras no tradicional São João que este ano é atípico por causa da Covid-19.

Desde que surgiu os primeiros casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no município a maioria esmagadora dos cidadãos de Itapetinga, vem avalizando as medidas restritivas na pandemia, através de Decretos Municipais. Mas a virada da noite de São João (24), não passou em branco, como desejava o prefeito Hagge no seu ‘insano Decreto’ de proibição a tradições juninas. Cidadãos foram para portas de suas casas acenderam suas fogueiras e soltaram fogos de artifícios celebrando a chegada dos Santos católicos.

O Decreto Municipal nº 121/2020, de 21 de junho assinado pelo prefeito Rodrigo Hagge, impôs a população do município, uma severa e rígida quebra de tradição sem antes avaliar as consequências que cidadãos poderiam se rebelar contra a ordem municipal, que ficou proibido o acendimento de fogueiras e a queimas de fogos de artifícios sobre argumento que poderia expor a população a fumaças e gazes em decorrente das queimas.

A rigidez no Decreto, sem antes um trabalho educativo de conscientização por parte das autoridades do município, obrigou a população simplesmente a ignorar a proibição do prefeito, e seguirem com suas tradições de queimas de fogos e fogueiras acesas em algumas portas de casas além de suas generosas mesas com comidas típicas.
  
Este ano o São João em Itapetinga, assim como em todo Nordeste, não foram realizados os festejos juninos, com bandas e danças, devido pandemia viral, obrigando uma celebração às tradições surgidas no Brasil há três séculos, com farta comida e em família.

No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. As festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos feitos com pólvora (como bombinhas). As festividades juninas é também a associada aos santos católicos: São João, Santo Antônio e São Pedro. Para muitos fieis cristão do catolicismo é dia louvor aos mais conhecidos santos da igreja católica.

São essas tradições que o prefeito Rodrigo Hagge tentou excluir das vidas dos cidadãos na pandemia, sem antes chegar ao um meio termo para que população comemorasse o São João, com responsabilidade seguindo orientações como distanciamento social e uso de mascaras. Ao impor uma quebra de tradição abrutada a itapetinguenses, Hagge teve uma resposta à altura da sua imprudência.