O insano Decreto do prefeito de Itapetinga que proíbe fogos e libera academias e clubes

O insano Decreto do prefeito de Itapetinga que proíbe fogos e libera academias e clubes

Sem um plano para conter o avanço da Covid-19, Hagge se perde em meio a Decretos que proíbe fogueiras e fogos mas permite reabertura de academias e clubes. 


O insano Decreto do prefeito de Itapetinga que proíbe fogos e libera academias e clubes
Prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), surpreende em proíbe fogueiras juninas e fogo de artifícios na pandemia, mas permitir abertura de academia e clubes sociais.


O prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) continua a colecionar erros na pandemia da Covid-19. Desta vez, se superou, ao proibir fogueiras juninas festejadas com fogo de artifícios, mas permitiu abertura das academias e clubes sociais com atividades coletivas esportivas em meio a crescente curva do contagio no município.

Sem uma justificativa cientifica para a proibição da tradicional fogueira e queimas de fogos de artifícios a dois dias dos tradicionais festejos juninos, dia 24. O prefeito Hagge, assinou Decreto Municipal, no domingo (21), que resolveu trata o São João como se fosse um vírus e promove ao mesmo tempo retorno das atividades coletivas esportivas em academias e clubes sociais como benéficas em tempos de isolamento e distanciamento social na pandemia.

Com dados preocupantes, sobre ascendente número do contágio no município, que registra até o momento, 113 casos confirmados da Covid, com 7 óbitos, 26 suspeitos e 327 monitorados. O prefeito de Itapetinga faz de cidadãos apenas números estáticos em boletins epidemiológicos diários publicados pela Prefeitura de Itapetinga.

Aprova que cidadãos se transforam em números na pandemia em Itapetinga, pelo prefeito Rodrigo Hagge, está escrito no Decreto Municipal, artigo 5º, inciso 3º, que trata da revogação das reaberturas das atividades academia e clubes em caso do aumento de infectados ultrapassarem 50% no município.

“§3º - Autorização a que se refere este artigo ficará automaticamente revogada, caso se mantenha ao final dos próximos 07 (sete) dias o percentual de aumento no número de caso ativos para a Covid-19, superior a 50% no município de Itapetinga.” 

Decreto Municipal 121/2020, 21 de junho de 2020.


Sem um plano real que possa viabilizar ações para conter o avanço do vírus no município. O prefeito de Itapetinga e seu ‘Gabinete de Crise’ se perdem na pandemia ao lançar a população em um teste semanal de contagio, se mais infectados sugerem? fecha tudo, se manterem em 50%, tá tudo bem! Isso, diante um sistema de saúde publica municipal fragilizado em sem suporte para atender uma demanda razoável de pessoas com Covid-19.

O insano Decreto Municipal do prefeito Hagge, é acompanhado de doses homeopáticas de pressões de empresários de ramos de atividades comerciais, sem se importar em vidas humanas. Após o comércio, agora foi a vez de donos de academias pressionar através de uma nota de repudio contra a manutenção do fechamento. Em ano eleitoral o prefeito decidiu por ceder que contraria os proprietários sem se preocupar que na outra ponta há cidadãos que possa ser vitimadas por um vírus letal.

A reabertura das academias de musculação e ginástica exige cuidados extremos e muita cautela diante da pandemia de coronavírus, ainda não superada no país. Apesar da importância desses espaços para a prática de atividade física, o uso compartilhado de equipamentos e a proximidade entre as pessoas implica riscos eminente de contágio. Assim como a absurda autorização dos clubes recreativos do município. Essa atividades estão sendo colocada em últimas etapas por gestores municipais e estaduais já que representam alto grau de contagio.  

Parece que o prefeito Rodrigo Hagge, não aprendeu nada com o resultado do Decreto do “liberou geral”, que contribui para o avanço do Covid-19 em Itapetinga. Agora, lançar cidadãos ao risco do contágio com avaliação semanal, “se pegou, pegou!”, não é uma imprudência, mas sim um crime.