Oposição entra em colapso de nomes sobre candidatos na eleição em Itapetinga

Oposição entra em colapso de nomes sobre candidatos na eleição em Itapetinga

Oposição de Itapetinga vive a escassez de novos nomes nas disputas a eleição municipal de Itapetinga.


Oposisão de Itapetinga patina em nome para corrida municipal em 15 de novembro


Ser opositor em Itapetinga, hoje, não é tarefa fácil. Desde a vitória do herdeiro político dos Hagge no município, Rodrigo Hagge (MDB), a politica praticada pela oposição dá sinais que entraram em colapso, mesmo com adiamento das eleições municipais para 15 de novembro.

O atraso na escolha de um nome da oposição para corrida municipal, a prefeitável de Itapetinga, ganha ares de suspense que exatamente de expectativa de chance de vitória no pleito.

Para se ter uma ideia, até agora, o único nome que encarou exposição de pré-candidatura rumo a Prefeitura de Itapetinga é de um político que ganhou destaque na última eleição, não por feitos durante a corrida eleitoral de 2016, mas pela desistência da candidatura a pouco dias da eleição. A desistência da chapa Tiquinho/Leonardo Matos, opositora a Hagge, mais ajudou que exatamente veio a prejudicar a eleição vitoriosa do atual prefeito de Itapetinga.
   
Nos bastidores da politica opositora ainda correm nomes da velha política, como as do ex-prefeito José Carlos Moura, Katia Espinheira e Alécio Chaves, esse vice-prefeito na gestão Moura. O que ambos tem em comum? O apoio do governador petista Rui Costa, em terras Carlistas.

Quando a oposição decidiu dá pouca relevância ao novo como a candidatura do delegado regional da Polícia Civil Roberto Júnior, a própria oposição se viu pela primeira vez na defensiva. Sem um nome de consenso que seja capaz especular uma definição que possa alegrar as fileiras opositoras em Itapetinga.

A realidade impôs, nomes como a ex-candidata derrotada em 2012, Katia Espinheira, que obteve 33,4% dos votos do eleitorado itapetinguense alcançado o segundo lugar. Porém, esses votos foram reflexos dos fiéis eleitorado gabiraba, chefiado pelo cacique politico e ex-prefeito Michel Hagge, avô do atual prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge.

Em outro nome opositor, está o ex-vice-prefeito Alécio Chaves terceiro colocado na última eleição municipal. Alécio, foi considerado a opção alternativa entre os candidatos considerados de centro-direita. Que no apurar das urnas consolidou o pecuarista Adriano Alcantara em segundo lugar na eleição vitoriosa de Rodrigo Hagge (MDB). Hoje, Alécio, é cargo de confiança do governo do Estado da Bahia Rui Costa na Educação estadual.

No critério, última alternativa há um nome de peso, porém desgastado após duas gestões municipais a frente da Prefeitura de Itapetinga, José Carlos Moura, carlista de coração e petista por opção, se torna hoje, a real opção entre os candidatos opositores. Não se pode dizer que José Carlos, é uma candidato descartável diante a penúria de nomes opositores.

No poder o petista José Carlos deixou seu legado, como único prefeito a conquistar moradias habitacionais para população é praticamente zerou o défice habitacional do município, levando à especulação imobiliária a loucura na oferta de casas de alugueis a níveis mais abaixo do mercado no município, em sua história. O resultado, do fim da especulação imobiliária, rendeu aos cidadãos mais dinheiro no bolso, ajudando os itapetinguenses a terem ganhos reais de salários. Mas pecou em ações administrativas como educação e saúde. Além de afastamentos do poder, conturbados politicamente por motivos de saúde.

Por enquanto as opções de nomes opositores estão expostas na mesa, o que vim a partir de agora, é surpresa. Resta saber quem será essa surpresa!