Hora do acerto, MP do Rio deve denunciar Flávio por esquema das rachadinhas

Hora do acerto, MP do Rio deve denunciar Flávio por esquema das rachadinhas

Flávio Bolsonaro está há pouco dias de ser denunciado pelo Ministério Público por lavagem e organização criminosa no esquema da rachadinhas.


Hora do acerto, MP do Rio deve denunciar Flávio por esquema das rachadinhas
Na Imagem: Flávio Bolsonaro e Presidente da Republica Jair Bolsonaro


A partir da segunda-feira (21) o Ministério Público do Rio deve denunciar o senador Flávio Bolsonaro pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no escândalo das rachadinhas.

O MP pretende denunciar o esquema mantido com o controlador das rachadinhas no gabinete do filho do presidente da republica com o ex-assessor Fabrício Queiroz, preso em regime domiciliar. Flávio é suspeito de embolsar parte dos salários dos servidores quando era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

De acordo com Revista Veja, o MP investirá contra argumentação da defesa do “filho 01” derrubando a tese que os funcionários devolviam parte dos salários de bom grado.

Segundo promotores a Veja, o pagamento de rachadinha era condição para ser contratado no gabinete de Flávio, e os repasses de parcelas dos vencimentos dos servidores, um meio de o hoje senador receber dinheiro por via transversa, caracterizando desvio de recursos públicos. De acordo com investigadores, a tendência é não haver, na apresentação da peça de acusação, medidas mais drásticas contra o Zero Um, como um pedido de prisão.

A cautela do MP do Rio em pedir a prisão do senador, é diante da demora do STF em definir onde Flávio deve ser julgado. Desde junho está nas mãos de Gilmar Mendes um pedido do MP do Rio para que o Supremo decida em que instância Flávio pode ser investigado e processado. 

Dois fatores foram fundamentais para o avanço das investigações feitas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro contra o senador Flávio Bolsonaro, no esquema das rachadinhas. O primeiro fator, os relatórios da antiga Coaf, sobre movimentações atípicas do ex-policial e assessor Fabricio Queiroz. A segunda denuncias anônimas.

Tese do anonimato vem sendo recusada pelo Ministério Público de Itapetinga, como denuncias sobre esquema de rachadinhas na Câmara de Itapetinga.  A ausência de uma investigação sobre o esquema montado há décadas no Parlamento Municipal, vem engordando os bolsos dos vereadores sem incômodo das autoridades do judiciário.