Esquema das rachadinhas na Câmara de Itapetinga afetará a reeleição dos vereadores?

Esquema das rachadinhas na Câmara de Itapetinga afetará a reeleição dos vereadores?

A eleição chegou, o eleitor decidirá sobre o futuro dos vereadores envolvidos em esquema de 'rachadinhas' na Câmara de Itapetinga.

Esquema das rachadinhas na Câmara de Itapetinga afetará a reeleição dos vereadores?
Esquema de assessoria laranja está a todo vapor na Câmara de Itapetinga e intensificou na pandemia.


Em maio do ano passado (2019), o IDenuncias, deu inicio a maior investigação da história da imprensa de Itapetinga ao revelar um esquema de assessoria parlamentar no coração da Câmara Municipal de Itapetinga. O fato estarreceu a população que descobriu os malfeitos dos vereadores que indicava seus assessores e usavam como laranjas para prática das ‘rachadinhas’.

Com inicio da eleição municipal após definição das candidaturas para prefeito e vereador a população estará à prova se o esquema de assessoria laranja na Câmara de Itapetinga serviu apenas como alerta ou exigirá responsabilidade das ações de políticos no poder dando um ‘cartão vermelho’ nas urnas. 

Quando esquema das ‘rachadinhas’ veio a tona a maior parte da imprensa local, silenciou, não de perplexidade, mas por temor de represália políticas que pudesse afetar diretamente os interesses pessoais entre esses profissionais e políticos ligados diretamente com esquema na Câmara de Itapetinga.

 

Rachadinha atinge mais de 70% dos vereadores da Câmara de Itapetinga
Rachadinha atinge mais de 70% dos vereadores da Câmara de Itapetinga

Os vereadores ligados ao atual governo Rodrigo Hagge (MDB), havia pressionado o prefeito para por limites na imprensa patrocinada pela Prefeitura, a não dá destaque nos meios de comunicação as revelações do IDenuncias que apontou a participação da maioria dos vereadores no esquema das ‘rachadinhas’, que consiste vereadores embolsar parte dos salários dos assessores parlamentares, idêntico ao praticado pelo filhos do presidente, senador Flávio Bolsonaro. 

O esquema que expôs os vereadores chamou atenção do Ministério Público de Itapetinga (MP), pela riqueza nos detalhes. As séries reportagens identificaram os assessores laranja para prática da ‘rachadinha’ e revelou a mecânica de todo esquema ao longo de décadas na Câmara de Vereadores.

Mas as revelações não foram o suficiente para Ministério Público abrir uma investigação, o promotor público Gean Carlos Leão, queria mais, além do desprezível esquema, os nomes dos responsáveis pelo IDenuncias, sem os nomes dos autores das reportagens, o promotor arquivaria como arquivou sobre alegação que as publicações eram anônimas, desprezando todas as acusações do esquema de assessoria laranja.

Diante da negação do Ministério Público em investigar o esquema, o IDenuncias, deu inicio a “Parte II” da série de reportagem sobre assessoria laranja,  e começou a dá rostos e nomes do laranjal, não restando dúvidas da participação dos vereadores no esquema que ficavam por parte dos salários dos comissionados. As novas revelações identificaram cada assessor e sua participação no rateio dos vencimentos mensais, e foi além, apontou que esses comissionados em cargo de confiança, não trabalhavam apenas na Câmara tinha outros empregos.

Vereadores indicaram assessores laranjas para pratica da rachadinhas
Vereadores indicaram assessores laranjas para pratica da rachadinhas.

A necessidade dos assessores parlamentares da Câmara de Itapetinga ter outro emprego escancarava o esquema das ‘rachadinhas’, já que seus salários não eram o suficiente para se manterem, mesmo um assessor parlamentar recebendo um salario acima de R$ 2.000,00 reais.


Vereadores escancara o esquema de assessoria laranja
Vereadores escancara o esquema de assessoria laranja.


No esquema de laranjas havia profissionais de diversas setores da nossa economia, como: vendedores, moto-taxistas, açougueiro, chaveiro, motoristas, donos de bares, desempregados, além de profissionais liberais. O impressionante e que esses profissionais, jamais trabalharam na Câmara um dia se quer. Após revelação do IDenuncias, grande parte desse trabalhadores autônomo perderam a ‘boquinha’, obrigando os vereadores a solicitar a exonerações temendo consequências futuras. Naquela altura não dava para arriscar, o Ministério Público poderia voltar a atrás da decisão de arquivamento das denúncias.  

No pacotão dos absurdos o laranjal que contava com participação de mais 70% dos vereadores, abastecia a atual presidente Câmara, Naara Duarte (PSC), que usava um cunhado e um moto-taxista como laranjas. Alias, uso de parente fazia parte do esquema da presidente, desde que assumiu a presidência do Legislativo. Contratos da Câmara com parentes de Naara, foram denunciados pelo IDenuncias, e só foi investigado pelo Ministério Público após vereadores de oposição denunciarem com base nas publicações. O MP deu prazo para presidente desfazer dos contratos e abrir novos prazos para licitações.


Presidente da Câmara Naara Duarte (PSC), usou parentes como assessores laranjas para esquema de laranjas
Presidente da Câmara Naara Duarte (PSC), usou parentes como assessores laranjas para esquema de laranjas


Podemos afirmar que teve de tudo nesse esquema dos laranjas para prática das ‘rachadinhas’. Teve vereadores recordistas de nomeações, como sete trocas de assessores, tem vereador usando o cargo para finalidades particulares, também teve uso de cargo de chefe de gabinete da presidência como laranja para o esquema. Isso sem falar da ameaça de comissionado querendo revelar o esquema da cúpula da Mesa Diretora da Câmara que envolve seus membros no caso. 

Só não teve em todo esse esquema a coragem de instituições que fazem parte da nossa sociedade em tomar iniciativa pedindo que apurem os fatos envolvendo os vereadores seus laranjais. Já que fica difícil contar com participação de partidos políticos onde em sua maioria que tem acento no Legislativo Municipal preferem o silêncio que comprometerem seus preciosos vereadores.

Após escândalo, vereadores tomaram iniciativa de tornar Lei obrigatoriedade do ponto eletrônico para assessores parlamentares, mas devido a pandemia a obrigatoriedade foi desconsiderada, um alivio para os vereadores que estavam sobre pressão de abrirem mão de partes de suas ‘rachadinhas’ que ainda está a todo vapor na Câmara de Itapetinga. 

Agora a decisão está nas mãos dos eleitores se vão dá um basta em tudo isso ou chancelar o esquema jogando tudo para debaixo do tapete. A decisão é sua!