Com criticas a imprensa, Câmara aprova lei que acaba com fantasmas

Com criticas a imprensa, Câmara aprova lei que acaba com fantasmas

Vereadores confessaram que só estariam votando no projeto de lei do ponto eletrônico para assessores por pressão da imprensa. 

Com criticas a imprensa, Câmara aprova lei que acaba com fantasmas
Na votação do projeto do ponto eletrônico, vereadores não esconderam sua insatisfação com aprovação que pode acabar com as assessorias fantasmas.

Na sessão desta quarta-feira (2), na Câmara de Itapetinga, em clima carregado pelo afastamento e retorno do vereador Diego Rodrigues (Diga Diga), por decisão judicial, havia uma grande expectativa de novos embates, o que não ocorreu em dia de plenário vazio por conta do jogo Flamengo x Grêmio. Vereadores amantes do time carioca preferiram ficarem em casa que irem trabalhar.

Mas vamos falar de coisa boa, e não do comodismo dos parlamentares. A noite de ontem (2), entrou em definitivo na história da Câmara Municipal de Itapetinga, após longos meses de total pressão da imprensa local e da comunidade itapetinguense, sobre efeito do IDenuncias,  que anestesiou a os cidadão com série reportagens sobre o uso de assessores laranjas para prática da ‘rachadinha’.

À aprovação do projeto de lei em segundo turno, de autoria do vereador Romildo Teixeira (PSL), que obriga o ponto eletrônico para assessores parlamentares, foi uma gigantesca conquista para sociedade, porém um enorme prejuízo para os vereadores, que vinham utilizando as duas vagas de assessoria a disposição dos parlamentares para a prática ilegal.

Nos discursos sobre a importância do polêmico Projeto de Lei, teve de tudo, mas o principal era ouvir os vereadores acusados pelo IDenuncias, de manterem abertamente seus esquemas usando seus assessores para benefícios próprios.

São os casos dos vereadores, Anderson da Nova, José Antunes e Nailton Negreiro, demostraram certa contrariedade com aprovação do projeto de lei que obriga ponto eletrônico para assessores parlamentares, atacando a pressão da imprensa local para aprovação da lei.

O vereador José Antunes foi o exemplo dessa contrariedade, deixando claro que só estava votando por total pressão da imprensa. “Estou votando porque a imprensa tem batido e afirmando que a Câmara não tem transparência, e que aqui tem laranjada, por esta razão estou votando na Lei, o projeto é inconstitucional já que o assessor e prerrogativa do vereador”. Antunes previu o que pode acontecer com ponto eletrônico para assessores. “Os assessores podem vim a Câmara baterem o ponto e irem embora para casa, e aí, vai ficar por isso.” concluiu José Antunes com pesadas criticas direta aos veículos de comunicação do município.

O vereador foi acusado pelo IDenuncias, de manter uma laranja na em seu gabinete, na série de reportagens dando ‘cara aos laranjas’. A denúncia revelou o assessor parlamentar, que desde nomeação não prestou serviço ao Parlamento, devido a sua profissão de açougueiro. O assessor Laranja dá expediente em um açougue na Central de Abastecimento de Itapetinga, que segundo consta o açougue de sua propriedade.

Outro vereador alvo do IDenuncias, como recordista de troca de assessores, com menos de três anos de mandatos, Anderson da Nova, atualmente vem mantendo na vaga, mãe e filha como assessores parlamentares. Consta que ambas jamais trabalharam um dia se quer na Câmara.

No discurso com doses de ironia cáustica o vereador, se mostrou entusiástico com aprovação do projeto de lei. “voto porque as minhas assessorias, que agradeço a Deus por trabalharem comigo, são exemplos de uma boa assessoria e trabalham de verdade.” O vereador afirmou ainda que estaria votando com objetivo de calar a imprensa que vem atacando o Parlamento.

Já o vereador Nailton Negreiro, que vinha se mostrado contrário à aprovação do projeto de lei, afirmou ceder à pressão dos blogs, e por esta razão estaria aprovando a obrigatoriedade do ponto eletrônico. O IDenuncias, apontou que o parlamentar estaria mantendo um assessor laranja em seu gabinete. Após a revelação, o desconhecido assessor começou a fazer visitas a Câmara de Vereadores.

Fato semelhante ocorreu após o site revelar que a Mesa Diretora da Câmara havia nomeado um Chefe de Gabinete laranja, que recebia R$ 3 mil reais, sem trabalhar. Após vim à tona, o cidadão começou a comparecer diariamente na Câmara. Sobre trabalho, não podemos dizer que de fato ele [Chefe de Gabinete], cumpre sua função como determina a lei, já que o nível de conhecimento não condiz com a função. O Chefe de Gabinete, antes de assumir era motorista e moto-taxista. Nas últimas gestões, o cargo foi preenchido por pessoas altamente qualificadas para função.

O projeto de lei segue para sanção do prefeito Rodrigo Hagge, que tinha alertado os vereadores que não vetaria a lei, devido aproximação das eleições municipais. A posição do prefeito foi fator decisivo para aprovação, em reunião no gabinete do gestor municipal, que por lá, decidiram a suspensão do vereador Diego Rodrigues (Diga Diga).

Reunião no gabinete do prefeito Rodrigo Hagge, que decidiram pela aprovação do projeto de lei do ponto eletrônico e o afastamento do vereador Diga Diga

A pressão, foram de todos.
Mesmo com forte resistência à aprovação do Projeto de Lei, o IDenuncias, alcançou seu objetivo, mesmo com pedras no meio do caminho, posta pelo Ministério Público, que se mostrou inflexível com as denuncias bombásticas a cada semana. Mas vencemos, a equipe do IDenuncias, que teve de colher informações na sombras, sobreviveu mesmo com pesadas ameaças recebidas, enfrentou o poder sem recuar um milímetro se quer. O resulta veio, o agradecimento e a todos, mesmo diante do ceticismo inicial da imprensa local. Nosso muito obrigado!!! A nossa jornada só está começando...