Chefe de Gabinete da Câmara de Itapetinga recebe R$ 3 mil sem trabalhar

Chefe de Gabinete da Câmara de Itapetinga recebe R$ 3 mil sem trabalhar

Presidente da Câmara, Naara Duarte resolveu manter Chefe de Gabinete laranja, mesmo diante das denuncias e investigação do Ministério Publico de Itapetinga

Mesmo com Ministério Publico rondando sobre as cabeças do vereadores, eles mantém esquema de assessoria laranja a todo vapor

As últimas notícias sobre esquema de assessoria laranja na Câmara Municipal de Itapetinga, não assustaram os vereadores, que pelo jeito, continuam a desafiarem às autoridades, ao manterem um Chefe de Gabinete laranja e suas assessorias no Poder Legislativo.

Com um salário de quase 3 mil reais mês, os últimos ocupantes do cargos de chefia, vem mantendo o silêncio e o anonimato para não serem identificados após publicações do IDenuncias.com. O atual Chefe de Gabinete, Marco Fernando Pereira dos Santos, que nunca compareceu ao Poder Legislativo para trabalhar desde sua nomeação em 11/04/2019, se tornou praticamente um fantasma.

O impressionante é atitude da atual presidente da Câmara, Naara Duarte, que tem o ‘poder da caneta’ como diz o presidente da republica Jair Bolsonaro, demitir ou nomear quaisquer assessor. Ela [Naara] vem fazendo vista grossa a uma série de denuncias, publicadas pelo IDenuncias. com, que levou o Ministério Publico de Itapetinga a investigar esquema de assessoria laranja patrocinada pela Câmara do município.

O esquema constitui, em que vereadores retêm parte dos salários dos assessores parlamentares, muitos se querem trabalharam na Câmara de Itapetinga um dia se quer, tornando se praticamente servidores fantasmas dentro do Parlamento. A série de denuncias revelou que a maioria dos vereadores chegam a embolsarem quase 80% dos vencimentos dos comissionados lotado em seus gabinetes.

O caso do Chefe de Gabinete revelado pelo IDenuncias, onde a Mesa Diretora da Câmara vem mantendo a titularidade da vaga a cidadãos desconhecidos dentro do próprio parlamento municipal, vem reforçando o poder das denuncias do site, que ganhou notoriedade diante do Ministério Público. Em menos de 7 meses de gestão a presidente da Câmara, Naara Duarte em conjunto com os membros da Mesa Diretora da Casa, vem nomeado para cargo de chefia pessoas de pouca ou nenhum conhecimento para ocupação a vaga, tudo com intuito de reterem parte dos vencimentos dos ocupantes a vaga mais importante do Poder Legislativo.

O cargo de chefia ocupadas nas últimas gestões; Nidia Oliveira, Valdeir Chagar e Eliomar Barreira (Tarugão) foram por pessoas preparadas como: ex-vereador Gama Sobrinho e o experiente assessor parlamentar Claudio Moises [aqui mencionado]. Hoje, o Parlamento vem nomeado Chefes de Gabinete desconhecidos dos próprios servidores, por não darem expediente no Legislativo. A chefia de Gabinete é cargo de disponibilidade da Mesa Diretora e do presidente da Câmara, função que orienta e articular ações dentro do Parlamento Municipal.
  
Nos últimos meses, o cargo foi ocupado inicialmente por Silvio Patrik Santos da Silva, assumiu a função por três meses. Fontes afirmam que a saída de Patrick foi motivada por insatisfação de devolver grande parte do salário a vereadores da Mesa Diretora da Câmara. Com repentina exoneração, assumiu Marco Fernando Pereira dos Santos, no mesmo dia da exoneração de Patrik. Em 11/04/2019, como consta no Diário Oficial. Segundo fontes o atual Chefe de Gabinete nunca compareceu para trabalhar, mesmo diante das revelações do IDenuncias e do inicio das investigações do Ministério Publico.

Ocultação de dados dos Chefes de Gabinete...
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), mantém em seu site canal de transparência a disposição do cidadão para acompanhar o quanto seu município gasta com funcionário publico. Mas para acessar os dados é preciso à publicação do numero do CPF. No caso dos Chefes de Gabinete da Câmara de Itapetinga os 'CPFs' do ex e atual ocupante de chefia foram deliberadamente ocultados, diferenciado dos demais assessores que matem os seus dados disponíveis. Segundo publicação do Diário Oficial da Câmara de Itapetinga. Os chefes laranjas, só a disponibilidade das carteiras de identidades, insuficiente para consulta no TCM de seus vencimentos.

Orientação jurídica...
A segurança dos vereadores de Itapetinga que algo jamais possa atingi-los, com ‘escândalo do laranjal’ tem resposta. Seria as frequentes consultas a juristas, garantindo que nada de grave ira acontecer, mesmo se os assessores sobre pressão do Ministério Publico resolverem delatarem o esquema de ‘rachadinha’. Toda essa segurança esta na tese que cada assessor terá que ter provas para sustentar suas acuações.

Ministério Público uma pedra no meio do caminho...
Os vereadores tentam manter um clima de tranquilidade no parlamento municipal como se nada estivesse acontecendo, mas se trata de pura aparência. Em fim de horário de expediente os vereadores vêm se reunindo as portas fechadas para definirem estratégias para combater as investigações do Ministério Público que pode abalar a estrutura da próxima eleição municipal principalmente a renovação de mandados como a reeleição de vereadores.

Um Leão uma ameaça...
Mesmo respaldados por juristas que nada pode acontecer, os vereadores andam meio receosos de um promotor público mais conhecido nos bastidores politico como ‘Click Click’ significado irritante. Essa é a fama do promotor de justiça Gean Carlos Leão, que qualquer ação suspeita do poder publico municipal, Câmara e Prefeitura, requer informação e se algo estiver errado segue com investigação. Por isso, ganhou a fama de ‘Clicc Click’ do Ministério Público.