Naara tenta provar que Chefe de Gabinete não é um laranja

Naara tenta provar que Chefe de Gabinete não é um laranja

Em entrevista Naara Duarte, justificar que seu Chefe de Gabinete não está trabalhando por está acidentado mas não explicou que ele foi contratado 30 dias antes do acidente.

A presidente da Câmara de Itapetinga, tentou provar que seu Chefe de Gabinete não é um laranja 

Com a série de denuncias lançadas pelo site IDenuncias, sobre esquema de assessoria laranja na Câmara Municipal de Itapetinga, hoje, sobre investigação do Ministério Publico. A presidente do Legislativo, Naara Duarte rebateu reportagem que tornou público a permanência de um Chefe de Gabinete laranja. Ele recebe R$ 3 mil mês sem trabalhar no Parlamento.

O Comissionado em cargo de chefia é o Sr. Marco Fernando Pereira dos Santos, que assumiu o cargo no Poder Legislativo em 11/04/2019, como consta no Diário Oficial, desde sua nomeação como chefe de gabinete, nunca assumiu sua função na Câmara de Itapetinga. Segundo fontes anônimas, o indicado pela Mesa Diretora, nem sequer tem sala, e muito menos mesa ou cadeira para trabalhar.

Além de não dá expediente na Câmara, o Chefe de Gabinete vem percebendo um salario de quase R$ 3 mil mês. A exata informação do salário não é possível divulgar, devido a falta de dados documentais na nomeação publicada no Diário Oficial. Para extrair informações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), sobre o servidor público é preciso o CPF, porém só consta apenas numero da carteira de Identidade. Fato que causa estranheza já que os demais assessores dispõem de dados completos.

Estranheza mesmo é o fato da presidente da Câmara de Itapetinga, contratar alguns blogs e montar um espetáculo para acusar o IDenuncias de fabricar ‘Fake News’ [Noticias Falsas]. A encenação mal conduzida por Naara Duarte poderia até dá certo, se não fosse alguns detalhes.

Naara Duarte foi a público esclarecer que o seu Chefe de Gabinete “não estava exercendo a função por ter sofrido um acidente automobilístico logo após a sua nomeação, estando afastado do cargo por esse motivo”. Declarou.

Em rápida analise a publicação da defesa da presidente da Câmara, avaliamos que entre a data do acidente e a nomeação de Marco Fernando, passaram se 32 dias. Marco foi nomeado em 11/04/2019, o acidente ocorreu em 13/05/2019. Como consta na documentação publicada pela própria presidente do Legislativo. Documento abaixo da Policia Civil consta a data do acidente:

Documento da Policia Civil relata o acidade sofrido pelo Chefe de Gabinete 30 dias depois de  sua contratação pela Mesa Diretora da Câmara

Em entrevista a mídia local, Naara Duarte, não esclareceu onde estava o seu Chefe de Gabinete mais de 30 dias antes do acidente. Por onde andou o que esteve fazendo se não compareceu a Câmara para trabalhar um dia se quer. São perguntas e respostas que a comandante do legislativo precisa esclarecer o ministério que cerca suas nomeações de Chefes de Gabinete.

Outro fato que apuramos e causou bastante estranheza são as publicações das nomeações e exoneração das figuras que assumiram o cargo de chefia. Nos Decretos nº 958/19 e nº 959/19, constam a contração e exoneração de ambos em 11/04/2019, só que no art. 2 dos decretos estabelecem datas retroativas de 01/04/2019, como se ambos fossem contratos e demitidos no inicio do mês de abril. Resumindo! Marco Fernando ‘embolsou’ a mais, onze dias do dinheiro público, enquanto o seu antecessor Silvio Patrik perdeu onze dias de salário.
Extraído do Diário Oficial da Municipal de Itapetinga,Nomeação de Marco Fernando Pereira dos Santos 

O primeiro a ser agraciado com cargo de chefia foi Silvio Patrik Santos da Silva, a saída do primeiro chefe foi por insatisfação de devolver grande parte de seu salário a membros da Mesa Diretora, fato que pode ser esclarecido em depoimento no Ministério Público. O segundo, Marco Fernando Pereira dos Santos, que se tornou a bola da vez.

Em seu pronunciamento, Naara Duarte não desmente as publicações do IDenuncias no que se diz respeito a investigação do Ministério Publico de Itapetinga sobre esquema de assessoria laranja na Câmara. Na defesa ela [Naara] trata a investigação como notificação do MP. “toda Mesa Diretora está tranquila, pois desde que assumiu tem sempre zelado pela transparência e lisura ao erário público”. Afirmou a presidente da Câmara de Itapetinga.