Câmara vem nomeado Chefes de Gabinete laranjas

Câmara vem nomeado Chefes de Gabinete laranjas

A Mesa Diretora da Câmara, vem mantendo assessores 'laranjas' na presidência. Suspeitam que se trata de um acordo para eleição de Naara.

Integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Itapetinga. Da esquerda para a direita: 1º secretário Nailton Negreiro; Vice-Presidente Alberto Barbosa; Presidente Naara Duarte; 3º secretário: João de Deus e 2º secretário: Andreson Cruz (Andreson da Nova.

O laranjal mantido por vereadores através de suas assessorias é uma pratica comum de décadas no Parlamento. Mas, usar um dos principais cargos da Mesa Diretora da Câmara de Itapetinga como laranja. Aí sim, é novidade!

Um dos principais cargos da Câmara o Chefe de Gabinete da presidência, entrou definitivamente no rol dos laranjas. Ocupados ao longo dos anos por pessoas qualificadas para a função, a chefia de gabinete foi banalizada pela atual gestão da presidente da Casa legislativa Naara Duarte.

Formada pelos vereadores, Presidente: Naara Duarte, Vice: Alberto Barbosa Santos, 1º Secretário: Naiton Bomfim Negreiro, 2º Secretário: Anderson Alves Cruz e 3º Secretário João de Desus Filho. A Mesa Diretora da Câmara de Itapetinga, tomou uma decisão para-lá de suspeita, quando decidiram colocar na função de Chefe de Gabinete, 'laranjas'. Suspeitam que nomeação de um laranja, seria um acordo para a eleição da atual presidente Naara Duarte.

A novidade pegou muitos de surpresa, por nunca terem ouvido falar em Chefe de Gabinete 'laranjas'. Os tristes felizardos que assumiram a importante função de chefia de gabinete da presidência do legislativo, tiveram e tem a incumbência de devolverem 85% dos salários para algum membros da Mesa Diretora, já que se trata de um acordo político.

O IDenucias, não conseguiu identificar os membros da cúpula da presidência, como beneficiários do esquema 'laranja' implantado pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itapetinga.

Em rápida pesquisa conseguimos identificar através das publicações do Diário Oficial da Câmara Municipal de Itapetinga, as pessoas que assumiram o cargo de Chefes de Gabinete, que ocupou e continua a ocupar.

O primeiro foi o Sr. Silvio Patrik Santos da Silva, nomeado em janeiro/2019, e exonerado em 11 de abril/2019. O  cidadão indicado para a função nunca compareceu para trabalhar desde sua nomeação, mas recebia os salários mensalmente, como consta no Diário Oficial de nº 497, publicado em 14 de janeiro de 2019

Fontes, afirmam que a saída de Silvio Patrik, foi motivada pelos constantes reclames da devolução de grande parte do seu salário para alguns dos membros da direção da Casa. O que o torna peça chave de um esquema que pendura anos na Câmara de Vereadores de Itapetinga.

Com insatisfação do último Chefe de Gabinete, que provocou sua exoneração, a presidente Naara Duarte em conjunto com os membros da Mesa Direta, resolveram indicar outro 'laranja' para a função de chefia.

Assumiu em rápida nomeação o desconhecido Sr. Marco Fernando Pereira dos Santos, no mesmo dia da exoneração do Sr. Patrik. O que consta que 'Marco' nunca compareceu para trabalhar, devendo seguir o mesmo padrão do esquema do seu antecessor.

As informações que chegaram ao IDenuncias, que o cargos de Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Itapetinga é o mais importante das assessorias, sempre foram ocupados por pessoas altamente qualificadas nos últimos anos. Nas gestões Nídia Oliveira e Valdeir Chagas, o ex-vereador por vários mandatos, Gama Sobrinho. Sobre o comando de Eliomar Barreira (Tarugão), o experiente assessor Claudio Moises. 

As suspeitas de um laranja no importante cargo seria um acerto para a eleição da atual presidente. E o salário de quase 3 mil reais serviria para confirmar a indicação da vereadora como presidente.

A lei de estrutura da Câmara de Itapetinga, define a competência do Chefe de Gabinete, o que seria impossível estabelecer as mesmas regras para assessores parlamentares. Mesmo assim, a presidente e seus membros da Mesas Diretora insistem em manter uma laranja no cargo.

Surge ainda suspeitas, que até a secretária do gabinete da presidência, que trabalha diretamente para a presidente, é obrigada a devolver 65% do salario liquido ao irmão da presidente da Câmara Naara Duarte. O Irmão da presidente ganhou recentemente uma licitação na Câmara de Itapetinga, com valores que aproximam dos 400 mil reais. A empresa seria a mesma da mãe da atual presidente, a ex-vereadora Nair Duarte.

O Acerto

Para entender melhor a indicação da vereadora Naara Duarte para a presidência da Câmara de Itapetinga. Duas semanas que antecedia a eleição para presidente, o nome do vereador Fabiano Alves (BAHIA), era unanimidade dentro e fora do partido dos Democratas (DEM). Mas com atuação da vereadora Naara em barganhar a presidência por cargos e esquema de laranjas convenceram alguns vereadores a apoiá-la deixando o parlamentar Bahia a ver navios.

A reunião que decidiu a indicação de Naara ocorreu no gabinete do prefeito Rodrigo Hagge e com apoio do vice-prefeito Renan Pereira (DEM), que decidiu por indicar a vereadora por obter maioria dos votos do grupo governista. Fato que revoltou o vereador Bahia, que saiu do gabinete enfurecido pela traição do seu partido que até então tinham mantido o seu nome como indicação para a presidência. 

Superado a traição do seu partido 'Democratas'. Bahia foi convencido pelo ex-prefeito José Otavio a votar na vereadora Naara Duarte para a presidência da Câmara Municipal de Itapetinga, com intuito de manter a unidade do partido.

Fontes disseram, que o vice-prefeito Renan Pereira (DEM) e o ex-prefeito de Itapetinga José Otavio (DEM), envolvidos nas negociações para o comando da Câmara itapetiguense, não tinham conhecimento dos acordos fechados pela atual presidente da Câmara, Naara Duarte.

Recai agora as suspeitas que por trás do apoio a Naara estaria a indicação de um laranja em cargo de chefia e o salario teria destino, os bolsos dos vereadores da Mesa Diretora que foram votos decisivos na eleição da vereadora.