Fim dos fantasmas não acaba com os laranjas para pratica da 'rachadinha’

Fim dos fantasmas não acaba com os laranjas para pratica da 'rachadinha’

A lei aprovada finaliza a era dos assessores fantasmas mas não acaba com os esquemas de rachadinha que será menos vantajoso.

Fim dos fantasmas não acaba com os laranjas para pratica da rachadinha
O Projeto de lei aprovada finaliza a era dos assessores fantasmas mas não da rachadinha.

Ao longo de cinco meses, o IDenuncias, abalou a estrutura aparentemente sólida da Câmara Municipal de Itapetinga, quando resolveu revelar uma esquema de anos e altamente lucrativo para os vereadores.

O esquema contava com a participação direta de cidadãos comuns nomeados por vereadores gananciosos, que miravam nos salários de seus comissionados em cargos de confiança à vaga de assessores parlamentares.

Mantidos sobre obscuros acordos e longe da sociedade itapetinguenses, os vereadores passaram a aproveitar da total falta de fiscalização de órgão como Ministério Público. Sem ninguém para denunciar o esquema ampliou, o que era discreto, se tornou publico e sem o mínimo receio que algo de ruim recaísse sobre as cabeças dos vereadores.

Com a imprensa amordaçada por vantajosos patrocínios com dinheiro público, o silêncio era à base das principais negociações entre profissionais da imprensa radiofônica e virtual, que em sua maioria tinham conhecimento do sorrateiro esquema de assessorias na câmara de Itapetinga.

Manter sobre total segredo da maioria dos itapetinguense, era a principal meta destes profissionais do rádio, proibidos de levarem o esquema a público, sobre argumentação que não teriam provas para constatar os crimes cometidos pelos vereadores.

Até que surgiu um grupo de amigos, revoltosos após relatos de ex-assessores parlamentares, que revelou os esquemas dos vereadores por meio de suas assessorias. O esquema envolvia a nomeação de pessoas para vaga de assessores parlamentares com finalidade para prática da ‘rachadinha’, que consiste da devolução de parte dos salários dos assessores para os bolsos dos vereadores.

Mas para o esquema dos vereadores desse certo era preciso nomear cidadãos que teriam pouca aptidão para função, ou seja, não fossem capazes de elaborar um simples oficio. Esse cidadão era perfeito para assumir a vaga, pôs ele teria que devolver grande parte do salário para o vereador. Esses assessores eram orientados por parlamentares a mentirem não trabalharem na Câmara o que justificariam uma devolução de quase 80% do salário. Os assessores orientados a não comparecerem para trabalharem na Câmara foram titulados de funcionários ‘fantasmas’.

Diante do silêncio da imprensa local, surgiu o IDenuncias, com revelações explosivas do esquema de laranjas na Câmara de Itapetinga. O sucesso do site, veio pelo simples fato que o IDenuncias, não defende nenhuma bandeira partidária e muito menos recebe dinheiro público.

No inicio tentam desacreditar o IDenuncias, através de blogs pagos, caracterizando as denuncias de ‘fake news’. Mas durou pouco coma sequencias de revelações de esquemas de laranja na Câmara. Fatos que obrigaram os blogueiros aliados da presidente da Câmara, a recuarem a cada matéria publicada.
   
Mas nenhum tudo foi festa para a equipe do IDenuncias, que acreditou em uma reação investigativa das do Ministério Público diante das denuncias de esquema de assessoria laranja na Câmara. Pura ilusão, o MP de Itapetinga decidiu pelo arquivamento das denuncias por alegarem serem anônimas.
   
Diante do quadro na favorável a série de denuncias, o IDenuncias não desistiu e seguiu em frente dando rosto aos assessores laranjas e fantasmas, levando ao conhecimento dos itapetinguenses cada comissionado a disposição dos vereadores sendo usados para esquemas. Como os da presidente da Câmara, Naara Duarte, dos Membros da Mesa Diretora e de vereadores.

A mudança de postura do IDenuncias, foi como um tiro no coração do Poder Legislativo, que deixou os vereadores praticante do esquema sem poder de reação  e catatônicos  pelas inéditas reportagens que revelaram seus ocultos fantasma e laranjas.

Diante repercussão a única saída para os vereadores foi um oportuno projeto de lei de autoria do vereador Romildo Teixeira, obrigando ponto eletrônico para assessores parlamentares. Que a principio teve resistência de parlamentares que temia a perda das preciosas ‘rachadinhas’.

Os vereadores não tiveram outro caminho a não serem à aprovação do projeto de lei, que na prática elimina os assessores fantasmas, mas não acaba com a criminosa prática da ‘rachadinha’.  Os parlamentares continuarão com esquema, agora menos vantajoso, mas seguirá nomeando pessoas despreparadas para função, obrigando-os a devolverem parte dos salários.