Vereadores recuam e decidem votar a favor de Projeto que acabar com fantasmas na Câmara

Vereadores recuam e decidem votar a favor de Projeto que acabar com fantasmas na Câmara

Resistência da bancada governista cai, e entra em votação Projeto de Lei, que deve acabar com as assessorias fantasma na Câmara de Itapetinga.

Com perda de apoio da própria base governista, vereadores membros da Mesa Diretora recuam e decidem por apoiar Projeto que pode acabar com assessores fantasmas na Câmara de Itapetinga


Após série de reportagem publicadas pelo IDenuncias, revelando esquema de assessoria laranja, para a prática da ‘rachadinha’, na Câmara de Itapetinga, finalmente entra em pauta, nesta quarta-feira (15), para votação em plenário do Projeto de Lei  que obriga o ponto eletrônico para assessores parlamenteares, de autoria do vereador Romildo Teixeira.

O projeto de lei pode por fim o uso de assessores como laranjas e fantasma no Legislativo. A obrigação do ponto eletrônico seria uma forma de impedir a continuidade de um esquema altamente lucrativo para os vereadores, que indicam dois cidadãos de sua escolha para as vagas de assessoria parlamentar, com o proposito de reterem parte dos salários dos comissionados indicados.



A prática de divisão do dinheiro dos assessores com os vereadores é mais conhecida como ‘rachadinha’, veio à tona com revelações antes jamais divulgado pela imprensa itapetinguense, que apontou envolvendo de vereadores no lucrativo esquema.

O IDenuncias deu cara aos assessores laranjas a disposição dos vereadores, e revelou que a maioria no cargo jamais tralharam um dia sequer na Câmara de Itapetinga. Tudo debaixo do nariz do Ministério Público, que decidiu arquivar as denuncias publicadas pelo IDenuncias, alegando que se tratava de denuncias anônimas, mesmo diante de bombásticas revelações semanais.

Sem saída e sobre pressão
Acuados diante série de denuncias e com aproximação das eleições municipais, os vereadores em sua maioria da banca governista, que antes anunciaram serem contra o Projeto de Lei, que obriga ponto eletrônico para assessores parlamentares, foram obrigados a recuarem sobre total pressão da imprensa e da sociedade que tiveram conhecimento do esquema através do IDenuncias.

O Projeto de Lei, já contava com apoio de seis votos da bancada da oposição na Câmara, e com os votos de dois vereadores governistas, a proposta esta praticamente aprovada. Derrotados os demais governistas não tem um plano B e terão que encarar outros meios para sustentarem seus lucrativos esquemas.

Base Governita no gabinete do prefeito Rodrigo Hagge, recuo estratégico por conta das eleições municipais e dos sucessivos desgastes provocado pelo IDenuncias. Imagem extraída do blog Itapetinga Noticias

Prefeito recusa vetar Projeto de Lei
Com o escândalo dos laranjas indo a praça pública no ‘Grito dos Excluídos’, o próprio prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, havia anunciado em reunião com vereadores que não estava disposto a vetar Projeto de Lei, do ponto eletrônico para assessores. A decisão do prefeito foi ponto chave para o recuou principalmente dos membros da Mesa Diretora da Câmara, em sua maioria envolvidos com o esquema. A recusa do prefeito Hagge, levou os membros da Mesa Diretora a mudarem de posicionamento, e votarem todos a favor do Projeto de Lei.

O Projeto de Lei vai à votação hoje (25). Isso só foi possível graças ao Requerimento de Urgência do vereador Romildo Teixeira, também autor do Projeto, aprovado em plenário com placar apertado de 7 a 6. Se caso, o requerimento não fosse aprovado dificilmente iria entrar em votação. Parlamentares dava como certo o engavetamento da proposta pela presidente da Câmara, Naara Duarte.