Câmara aprova em 1º turno projeto de lei que pode acabar com fantasmas

Câmara aprova em 1º turno projeto de lei que pode acabar com fantasmas

Em 1º turno, Câmara aprova projeto de lei que deve coibir o uso de assessoria fantasma para prática da 'rachadinha'

Câmara aprova em 1º turno projeto de lei que pode acabar com fantasmas
Série de reportagens nos últimos meses do IDenuncias, sobre de assessorias laranjas e fantasma, levaram a Câmara aprovar lei que pode acabar com o esquema


Em votação em 1º turno, a Câmara Municipal de Itapetinga aprovou, na noite de (25), projeto de lei de autoria do vereador Romildo Teixeira, que obriga o ponto eletrônico para assessores parlamentares, a medida coibi o uso de comissionados com fantasmas para a prática ilegal no Parlamento.


Vereador Romildo Teixeira autor do Projeto de Lei que pode acabar com esquema de assessoria fantasma na Câmara

A motivação para aprovação do projeto de lei foi por conta da uma série de reportagens que abalou o Legislativo nos últimos meses. Quando o IDenuncias, revelou o uso de assessorias laranja para a prática da ‘rachadinha’. Crime, hoje, investigados em vários Estados, tendo casos de maior repercussão no país, de envolvimentos dos filhos do presidente da república, Jair Bolsonaro.

Em Itapetinga, o esquema de laranjas foi arquivado pelo Ministério Público que alegou, que todos os fatos revelados pelo IDenuncias, se tratava de denuncias anônimas. Mesmo diante de farta provas apresenta pelo site ao longo de meses, o MP de Itapetinga, preferiu manter o arquivamento.

Mas a insistência do IDenuncias, foi decisivo para a quebra de postura dos vereadores, que não tivera saída, a não ser aprovar o projeto de lei, que acaba com famosos assessores fantasma na Câmara de Itapetinga.

Com os votos de todos os vereadores presente, o projeto de lei foi aprovado sem resistência. A unanimidade para aprovação em 1ª turno, só foi capaz após reunião com prefeito Rodrigo Hagge, que recusou qualquer proposta de vetar a lei. Com recusa do prefeito, os vereadores da base governista não tivera outra saída a não ser apoiar projeto de lei.

A medida põe de fato, fim nas assessorias fantasmas, mas não no esquema de laranjas que deve continuar no Parlamento. Os vereadores continuaram a indicar cidadãos despreparados para função com a finalidade para a prática da famosa ‘rachadinha’, que consiste em vereadores exigir parte dos salários de suas assessorias lotados em gabinetes.

Na votação do projeto de lei, não faltou certo sarcasmo de vereadores, que falavam de moralidade pública, quando esse próprios parlamentares vem sustentado em seus gabinetes o esquema com assessores laranjas para a prática da ‘rachadinha’.

Espantoso, foi ouvir a presidente da Câmara, Naara Duarte afirmar que acusações do IDenuncias contra ela foram injustas e covardes, e aproveitou para alfinetar outros vereadores que vem mantendo seus gabinetes fechado, insinuando que esses parlamentares também praticam o esquema ilegal.

Entre trocas de acusações sinuosas, a aprovação em 1º turno do projeto de lei, do ponto eletrônico para assessores parlamentares representa um gigantesco passo. Esperamos que iniciativa para morbidade pública sejam sempre colocada em prática no Parlamento, sem precisar que o IDenuncias, seja o fiel da balança para aprovação de medidas moralizadoras.