Em debate, opositores atacam prefeito Hagge e Paulo da Geladeira é a piada

Em debate, opositores atacam prefeito Hagge e Paulo da Geladeira é a piada

Enquanto candidatos da oposição disparam ataques ao adversários Hagge, Paulo da Geladeira dá vexame no debate.

 

Em debate, opositores atacam prefeito Hagge e Paulo da Geladeira é a piada
Candidatos a prefeito de Itapetinga comparecem a debate promovido pelo CDL, Maçonaria e OAB.


Cinco candidatos à prefeito de Itapetinga participaram na noite desta terça-feira (27) de um debate promovido pela CDL, OAB e Maçonaria. O debate, primeiro da eleição municipal 2020, durou quase 4 horas.

No debate, teve organização perfeita, promessas mirabolantes de candidatos, e também, candidato incapacitado para qualquer participação em eventos políticos de interesse a comunidade local.

Tudo seria perfeito, se não fosse à participação intrusa por permissão dos organizadores do debate a candidatura de Paulo da Geladeira (PSDC). Segundo a lei eleitoral, é assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, a legenda da Democracia Cristã só detém apenas uma cadeira no Congresso. A participação de Paulo estaria vedada para esse debate.

Mas como os organizadores foram demasiadamente democráticos, permitiram e assistiram um candidato despreparado, sem propostas e quando era dada a permissão para falar, falava besteiras, ao estilo demagogo dos anos 70 e 80. Não restando dúvidas que no debate existiu um “bobo da corte” que virou piada do começo ao fim.

Esquecendo-se da degradante participação de Paulo da Geladeira. Os candidatos de oposição atacaram à administração do Rodrigo Hagge (MDB), desde inicio as considerações finais. Estratégia dos candidatos opositores era fazer dos temas sensíveis munição contra a gestão do prefeito Hagge. 

Com temas elaborados por cidadãos e instituições privadas e filantrópicas, a saúde pública que abriu o debate, levou a uma série de ataques ao prefeito, ao culpa-lo pela ineficiência na saúde no município.

O IDenuncias destaca alguns momentos de um debate cansativo de quase 4 horas, e a postura e promessas dos candidatos que se fossem cumpridas resolveria todos os problemas da cidade e também levaria o município a total falência.

AMARAL JUNIOR

Candidato Amaral Junior
Candidato do PT, Amaral Junior


O petista Amaral Junior (PT), não foi nada modesto em suas promessas se caso fosse eleito. Ao culpar o prefeito Hagge, pela não vida de um hospital regional para Itapetinga, falou dos seus planos para área da saúde e exagerou na dose, prometeu criar uma rede de atendimento a saúde no município direcionado a recém-nascidos, idosos e a demais população, mas não disse de onde viria o dinheiro já que a receita de Itapetinga para estrutura da saúde pública e limitada. No tema de incentivos fiscais para atrair empresas para município, Amara Junior, passou do ponto ao propor redução da carga tributária de Itapetinga pela metade, isso no primeiro ano de seu governo. A promessa do petista deve ficar na promessa, a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite renuncia de receita, se caso fizer terá que encontra outras fontes, ou seja, encontrar outros meios para esfolar o cidadão com mais impostos. Amaral falou ainda de contratos milionários fechados pela Prefeitura, e citou a dos alugueis de carros que é alvo de investigação do Ministério Público. As promessas incluíram mudança do local da rodoviária e muitos gastos em setor da economia do município, como por exemplo, realização de concurso público em tempos de ajuste de contas. Amaral vai ao sentido contrario a discursão no Congresso Nacional discute flexibilização de contratos de pessoal pelos órgãos públicos, para evitar que municípios realizem concursos que hoje, inflam as folhas de pagamentos das prefeituras em todo o país.

JURACI NUNES 

Candidato Juraci Nunes
Candidato do PDT, Juraci Nunes


O ex-vereador e advogado, Juraci Nunes (PDT), também não deixou por menos, fez frequentes ataques à gestão do prefeito Hagge e apontou a solução para saúde pública, seria a construção de um Hospital Municipal, Juraci esclareceu que o dinheiro viria de parte do SUS e outra do Governo Federal, o candidato só não falou como faria a multiplicação do dinheiro para manter o funcionamento de um hospital municipal que em custo real ficaria bem acima do que o município arrecada na área. Em todos os blocos do debate, o experiente político acusou a gestão municipal de abrir uma crise fiscal por conta dos gastos público, e citou por diversas vezes a rejeição das contas 2018 do prefeito Hagge pelo TCM que apontou irregularidades em contratos e excesso de gastos com pessoal que ultrapassou mais R$ 10 milhões naquele ano. E prometeu solucionar questões como feiras livres, meio-ambiente, incentivos fiscais a empresas.

GILSON DE JESUS

Candidato Gilson de Jesus
Candidato do PC do B, Gilson de Jesus


O comunista Gilson de Jesus do PC do B, falou de incentivo e revitalização do centro comercial. A proposta do comunista, é transformar todo centro comercial em uma grande Alameda para melhor mobilidade dos consumidores, além de implantação de um centro artesã. E outro ponto polêmico falou sobre a invasão de ambulantes no centro comercial, contestou ação da guarda municipal, mas não deixou claro como resolveria o conflito entre comerciante e vendedores ambulantes no centro da cidade. Citou ainda a construção de um Shopping Popular para ambulantes e camelos, mas não indicou a fonte de recurso para por seu plano em ação em caso de ser eleito. Gilson também prometeu solução para o meio ambiente como reflorestamento das margens do rio Catolé.

RODRIGO HAGGE 

Candidato Rodrigo Hagge
Candidato a reeleição do MDB, Rodrigo Hagge


O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), foi sem dúvida o saco de pancada no debate, alvo de acusações de irregularidades e perseguição em sua gestão na Prefeitura. O prefeito evitou falar em contas rejeitas pelo TCM e contratos suspeitos. Focou nas habituais promessas a serem feitas em caso reeleição, ou seja, termina o que não foi feito durante os 4 anos no poder municipal. Na defensiva a temas sensíveis, o prefeito fez o básico sem muitas novidade apresentou planos para um futuro governo sem muitas promessas reclamando o tempo todo de falta de recurso para realização e conclusão de obras. Apagado no debate, Rodrigo Hagge foi paroquial em suas declarações, deixando um vácuo de proposta para um eventual novo governo municipal. 

PAULO DA GELDEIRA

Candidato Paulo da Geladeira
Candidato do DC, Paulo da Geladeira


Em toda história de debates entre candidatos a prefeito de Itapetinga, nunca ocorreu de um candidato ter tanto despreparo como foi visto na noite de ontem (27) com Paulo da Geladeira (PSDB). No primeiro tema sobre revitalização e ornamentação do centro comercial, o primeiro vexame, preferiu responsabilizar a Câmara de Dirigente Lojista (CDL) e empresários que o poder público, pela não modernização do centro comercial com ataques a produtores rurais. Sobre incentivos fiscais para atrair empresas para o município, Paulo não disse quase nada, mas culpou o PT pelo desemprego no país e enalteceu o presidente Jair Bolsonaro por ter guinado a economia do Brasil. O país vem atravessando um dos piores momentos da economia nacional, com alta no desemprego e acumulo de dívidas. Sem posposta para Itapetinga, Paulo da Geladeira, foi à figura no lugar errado e na hora errada, nada de interessante saiu da boca do candidato da Democracia Cristã, nem mesmo promessas que possa ser debatida entre os candidatos. Definitivamente os organizadores do debate pisaram na bola ao convidar uma figura de tamanho despreparo. 

Assista a integra do Debate: