Ou a pandemia afastou os candidatos ou os candidatos de Itapetinga estão com medo do acerto de conta

Ou a pandemia afastou os candidatos ou os candidatos de Itapetinga estão com medo do acerto de conta

Frieza do eleitorado de Itapetinga, é recado direto a candidatos a prefeito e vereador


Ou a pandemia afastou os candidatos ou os candidatos de Itapetinga estão com medo do acerto de conta
Por conta da pandemia do novo coronavírus, eleitores de Itapetinga demonstra desinteresse pela política e por políticos.


As limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus obrigaram os candidatos em Itapetinga a adaptarem suas campanhas. As maiorias dos candidatos neste momento estão com receio de irem às ruas, não se sabe o porquê, já que esse ano o tradicional corpo a corpo deve ser substituído por atividades com menos pessoas, tentativas de manter o distanciamento mínimo, ou caso contrário, entrará na mira do Ministério Público Eleitoral. Assim é a promessa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) de punir candidatos que provoquem aglomerações.

Após a melancólica cena do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), dançando em cima de um carro de som no primeiro dia de campanha, enquanto Itapetinga registrava uma sequencia de mortes diárias pela Covid-19, com 51 óbitos, em ato politico chamado de “adesivaço”, com aglomeração, o clima de euforia no ninho Gabiraba, está de espera e muita cautela. Afinal pegou mal o “sambinha” do prefeito, e encarar a população agora não seria um bom negócio.


Prefeito Rodrigo Hagge dança enquanto Itapetinga chora pela morte
Prefeito Rodrigo Hagge dança em evento politico enquanto Itapetinga chora as mortes pela Covid


Na sambada do prefeito Hagge, os candidatos a prefeito e vereadores também entraram em compasso de espera, e o pior, estão todos no “pacotão do receio” até os opositores, que não sambou em cima de carro de som, paga o preço, por temor de uma pandeirada dos eleitores na cara dos políticos.

O receio dos candidatos faz sentido, o eleitor está com sede e muita sede de encontrar os senhores candidatos nas ruas, afinal os itapetiguenses sabem o que esses políticos fizeram na eleição passada, e o acerto de conta é inevitável.

No acerto, tem as promessas não cumpridas, como: emprego, obras, assistência social, saúde, educação e etc...., e a principal, a pandemia do novo cornavírus, desprezada por grande parte dos políticos, principalmente aliados ao atual prefeito de Itapetinga, que deixou correr solto no município, só para barganhar com pastores “sem dinheiro” em troca de apoio para essa eleição.

Lembrar dos mortos na pandemia, será outro desafio aos candidatos, ou talvez não, já que esses políticos tem a arte do fingimento, um lamentar aqui, outro lamentar acolá talvez resolva o acanhamento ou descaramento, tanto faz é politica mesmo. 

Mas uma coisa é certa, a maioria do eleitorado vem se distanciando dos políticos nessa eleição, talvez por conta da pandemia, mas o silêncio desse eleitorado pode ser decisivo, principalmente quem está no poder. Os políticos já perceberam a frieza do eleitor, e que muito não irão comparecer para votar por temor de serem infectados, por mais que as autoridades diga que é seguro. Certeza, que ausência do eleitorado e sem os preciosos votos nas urnas a politica de candidatos favoritos podem cair por terra.