Após IDenuncias, site de pesquisa online encerra esquentes de candidatos

Após IDenuncias, site de pesquisa online encerra esquentes de candidatos

Pesquisaai, encerra enquetes de candidatos após IDenuncias revelar crime eleitoral e os perigos por trás do site de pesquisa online.


Após IDenuncias, site de pesquisa online encerra esquentes de candidatos
Site pesquisa online vinha violando a legislação eleitoral com realização enquetes de candidatos a prefeito e vereadores, além de suspeita de roubos de dados pessoais.


A farra de projetar candidatos a prefeitos e vereadores da região do sudoeste baiano por meio de um site de pesquisa online nessa eleição, acabaram, após o IDenuncias, revelar o esquema por trás do site Pesquisaai. 

O site de pesquisa online vinha realizando enquetes de candidatos concorrentes à vaga no Poder Executivo e nas Câmaras de Vereadores de 13 municípios da região de Itapetinga, a prática é proibidas pela legislação eleitoral e estava sob suspeita de roubo de dados privados.

O IDenuncias, verificou o nível de confiabilidade do site Pesquisaai, e constatou, a existência links não localizados além de link direcionado a um site de roubas femininas nos Estados Unidos em uma conta no Instagram supostamente de perfil falso. 

Desde final de outubro, o site de pesquisa online de domínio da web de pesquisaai.com.br, vinha atuando de forma criminosa ao realizar enquetes que estabelecia posição de candidatos na eleição municipal.

O surgimento de um site de pesquisa online nessa eleição abriu caminho para uma série de crimes eleitorais e ao mesmo tempo expôs a fragilidade do Ministério Público Eleitoral em combater uma plataforma digital que vinha violando a legislação eleitoral.

Com treze municípios alvos das enquetes o site colhia uma série de informação de cidadãos através do cadastramento pela plataforma social do Facebook. As cidades alvos foram Itapetinga, Caatiba, Firmino Alves, Iguaí, Itambé, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá e Santa Cruz da Vitória.

Com tantas dúvidas sobre confiabilidade do Pesquisaaí, o site mudou seu segmento talvez por temor de uma ação da justiça eleitoral, a plataforma de Pesquisa Online, que antes dizia ser exclusivamente de candidatos a prefeito e vereadores, mudou, e agora, diz ser de ideias para a avaliação de desempenho, pesquisa de satisfação, pesquisa de mercado e além de outros.

A mudança radical do site Pesquisaaí em sua metodologia de pesquisa pode ser nada mais nada menos, que uma cortina de fumaça para não serem investigados por crime eleitoral, já que a região do médio sudoeste não oferece marcado financeiro para comportar um instituto de avaliação de mercado ou de qualquer avaliação de consulta pública, como esta sendo proposto pelo site de pesquisa online.