Emedebistas serem vice de ACM Neto é coisa de sites locais

Emedebistas serem vice de ACM Neto é coisa de sites locais

Prefeitos reeleitos do MDB pegam carona nas vitórias de ACM Neto, ao cogitarem serem vice em eventual chapa Carlista. 


Emedebistas serem vice de ACM Neto é coisa de sites locais
Nomes a vice em eventual chapa ACM Neto ao governo da Bahia, gera especulações de sites aliados a prefeitos reeleitos pelo MDB.

A série de vitórias conquistadas por aliados do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), nessas eleições municipais, levaram muitos sites ligados a prefeitos eleitos e reeleitos de varias legendas em especial, MDB, a especularem e até cogitarem suposta vaga de vice em eventual chapa encabeçada por Neto ao governo do Estado da Bahia.

O fortalecimento de uma eventual candidatura de ACM Neto é fruto de resultados excepcionais de prefeitos eleitos aliados ao novo Carlismo. O que coloca o ex-prefeito da capital baiana em patamar de favoritismo na corrida ao Palácio de Ondina em 2022, após derrota de petistas e políticos alinhados ao atual governador Rui Costa (PT).

Essa nova mudança de rumo na política baiana favorece o oportunismo especulativo, é o caso das cidades de prefeitos emedebistas reeleitos como a das cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana e até Itapetinga. A imprensa dessas cidades criaram publicações que cogita os prefeitos emedebistas Herzem Gusmão, Colbert Martins e Rodrigo Hagge a serem os supostos vice de ACM Neto ao Executivo Estadual.

Mas toda essa especulação se trata de mera iniciativa de sites locais que em grande parte são patrocinadas direta e indiretamente com dinheiro público através das Prefeituras dessas cidades. 

Em contato com interlocutores próximos de ACM Neto, o ex-prefeito, tem evitado tocar no assunto relacionado à corrida 2022, até mesmo para aliados próximos. De acordo com a fonte, Neto que evitar os erros de 2018, que causaram especulações que inviabilizarão agregação de legendas partidária que impediram a formação de uma chapa forte na naquele pleito, no qual o petista Rui Costa teve vitória esmagadora no Estado.  

Essa mesma fonte, afirma que dentro do Diretório Estadual dos Democratas, legenda de ACM Neto, é consenso que nome de vice, deve ser buscado dentro do ativismo, no caso, uma pessoal afrodescendente, o que poderia levar pela primeira vez na história da política baiana, um negro para o Palácio de Ondina. “Mas tudo será definido em consenso com partidos aliados, não vamos especular e nem mesmo cogitar nomes. Até porque, Neto tem evitado tocar no assunto.” Finalizou fonte Democratas. 

As vitórias de ACM Neto, nessa eleição provocou uma antecipação de candidatura petista à corrida 2022 ao governo do Estado. É o caso do ex-governador e hoje, senador Jaques Wagner (PT), que já se colocou a disposição e ao mesmo tempo obrigou o governador Rui Costa (PT) a confirmar o nome do senador na próxima eleição. O gesto de Wagner foi visto com uma tentativa de tirar o brilho da vitória do novo Carlismo e ao mesmo tempo amenizar a derrota do governador petista na Bahia.