No jogo da articulação Léo Matos supera emedebistas e é favorito a presidente da Câmara

No jogo da articulação Léo Matos supera emedebistas e é favorito a presidente da Câmara

Léo Matos articula e derruba o favoritismo do MDB com 5 vereadores na Câmara de Itapetinga.  


No jogo da articulação Léo Matos supera emedebistas e é favorito a presidente da Câmara
PSD com 2 vereadores, supera MDB com cinco e lança com sucesso candidatura de Léo Matos presidente da Câmara de Itapetinga 


Ao longo de décadas a Câmara Municipal de Itapetinga sempre teve bons articuladores políticos, quando não era os políticos, havia sempre assessores por perto para orientar as manobras de bastidores. 

Mas na legislatura que está por vim a inexperiência política da maioria da base aliada do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), no Legislativo Municipal é o retrato da inabilidade dos vereadores eleitos e reeleitos em articular uma presidência de Câmara de consenso diante 5 cadeiras que será ocupadas por políticos do MDB.

Com tanta inexperiência florando no Legislativo renovado. Um articulador de carteirinha levou a melhor, mesmo com um terço [1/3] do Parlamento sendo ocupados por emedebistas. Léo Matos (PSD) superou e descadeirou o favoritismo de João de Deus (MDB), Luciano Almeida (MDB) e Manu Brandão (MDB), que não conseguiram chegar um acordo sobre a formação de uma Mesa Diretora.

Ao desbancar os vereadores emedebistas, Léo Matos se tornou franco favorito a presidente da Câmara de Itapetinga, a 2 dias da eleição indireta para o comando da Casa Legislativa. Mas, tudo pode mudar, no jogo da articulação política. A relatos, que vereadores no passado dormiram presidente da Câmara, e acordarão derrotados na eleição interna.

No cardápio de Matos, que busca a presidência, estão os vereadores de oposição. Esses, estão entre o ex-fundação ou lançar uma chapa alternativa formada só por parlamentares opositores. E a chapa seria possível, mesmo com 4 vereadores, já que abertura dos trabalhos do Legislativo será comandada por um vereador de oposição, por ser o mais velho, Valdeir Chagas (PDT) vai conduzir a eleição da nova Mesa Diretora.

Léo Matos vem atuando na política de Itapetinga desde que assumiu administração do Hospital Cristo Redentor através da Fundação José Silveira em 2013. Na fundação, os planos de Matos, sempre foi obvio, fazer política para seu mentor, o deputado federal Antônio Brito (PSD). Ao coordenar a campanha do deputado, teve de agregar políticos de experiência entorno da candidatura de Brito. E os resultados dos apoios vieram, com vitória expressiva no município em duas eleições consecutivas.

O IDenuncias vem relatando as dificuldades do prefeito Rodrigo Hagge em entrar de cabeça na disputa da Câmara, após auditorias do TCM que rejeitaram as duas últimas contas públicas e apontaram crime de responsabilidade na promoção do empreguismo desenfreado na Prefeitura de Itapetinga a correligionários de políticos. A não entrada do prefeito na disputa da Câmara, traz alivio ao Executivo. Afinal, barganhar cargos em troca de voto não seria um bom negocia diante as contas 2020 a serem auditadas pelo TCM. Contas essas, de ano eleitoral.