Prefeito do Rio Marcelo Crivella é preso por corrupção

Prefeito do Rio Marcelo Crivella é preso por corrupção

Prefeito Crivella é preso por operar dentro da Prefeitura Carioca esquema de recebimento de propina. 


Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, é levado para a Cidade da Polícia na Zona Norte Foto: Reprodução TV Globo.


A nove dias do fim de seu mandato, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), foi preso na manhã desta terça-feira, pela policia fluminense. Crivella era investigado em um inquérito que ficou conhecido como o QG da Propina um esquema de corrupção que acontecia dentro da prefeitura. Além do prefeito carioca foram presos Rafael Alves, homem de confiança do prefeito e apontado como operador do esquema, e o delegado aposentado Fernando Moraes; e o ex-tesoureiro Mauro Macedo. A decisão é da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita.

O ex-senador Eduardo Benedito Lopes também é alvo ação, que é comandada pela Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF) e pelo Ministério Público estadual, mas não foi encontrado em casa. Ele está no Pará e já é considerado foragido.

Os investigadores chegaram pouco antes das 6h à casa de Crivella, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Quatro carros com policiais e promotores pararam no local. Crivella foi levado para a Cidade da Polícia, na Zona Norte.

Na hora da prisão, o prefeito Crivella reagiu ao criticar a operação da policia. "Isso é uma perseguição política. Lutei contra todas as empreiteiras, tirei recursos do pedágio, do carnaval, é isso é perseguição. Quero que se faça justiça" disse Crivella.

Segundo fontes do Ministério Público, todos os presos passarão, às 15h, por audiência de custódia com a desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita. 

A investigação QG da Propina teve como alvo o governo Crivella e está baseada na colaboração premiada do doleiro Sérgio Mizrahy, preso pela operação Câmbio, Desligo no ano passado.

Na delação, homologada pelo Tribunal de Justiça do Rio, Mizrahy se referiu a um “QG da propina” dentro da Riotur e apontou Rafael Alves, homem de confiança do prefeito, como operador do suposto esquema.(fonte O Globo)