Ministério Público investiga casos de políticos fura-fila da vacinação contra Covid-19

Ministério Público investiga casos de políticos fura-fila da vacinação contra Covid-19

Ministério Públicos atua para impedir que prefeitos, vereadores e deputados furem a fila da imunização contra a Covid-19.


Ministério Público investiga casos de políticos fura-fila da vacinação contra Covid-19
Cresce denuncia de casos de políticos influentes estarem furando a fila da vacinação, prioritária a agentes da Saúde e idoso acima de 75 anos. 


Com a chegada da vacina chinesa CoronaVac em todo país, fez disparar o interesse dos brasileiros no imunizante, assim como os dos políticos com mandatos, que estão furando a fila prioritária da vacina destinada para agentes da saúde de linha de frente no combate a Covid-19 e idosos acima dos 75 anos. 

Na corrida pelo imunizante, políticos influentes em várias capitais e em cidades do interior, deputados, prefeitos e vereadores estão sendo privilegiados com aplicação das primeiras dose da CoronaVac.

De acordo publicação do O Globo, há pelo menos cinco estados Amazonas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe já há sinais de uma interferência política mais grave na vacinação, com gestores de saúde ou pessoas ligadas a eles furando a fila de prioridade para receber a primeira dose. O Ministério Público investiga os dribles nos critérios oficiais.

Segundo O Globo, a busca por visibilidade envolve políticos de diferentes partidos. Nas redes sociais, quem criticava agora posa ao lado de frasquinhos do imunizante. Até bolsonaristas, que criticavam a vacina desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, do governo paulista, saúdam a vacinação.

Um dos exemplos de crítico “convertido” é o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR). Nos últimos meses, foram frequentes suas publicações para atacar o que chamava de “vacina chinesa de Doria”, defender a alternativa desenvolvida pela Universidade de Oxford e o uso de cloroquina contra a Covid-19. Investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob suspeita de disseminar fake news, o parlamentar costuma postar em sua conta do Instagram até dez vezes ao dia. No domingo passado, reagiu à aprovação da vacina pela Anvisa em tom jocoso e criticou Doria nas redes.

Deputado Filipe Barros era contra a vacina e capitalizou a imunização
Deputado bolsonarista Filipe Barros era contra a vacina e capitalizou a imunização 

Quando as doses chegaram no Paraná anteontem, no entanto, Barros publicou foto rodeado de profissionais da saúde no evento de início da vacinação no estado. “Único deputado presente no evento”, orgulhou-se. “Conferindo a entrega das vacinas no Paraná, pagas 100% pelo governo federal do nosso presidente Jair Bolsonaro”, escreveu.

Assim, ocorreu com diversos políticos bolsonaristas que antes criticaram duramente a vacina chinesa, nas redes social tiram proveito com a chegada dos imunizantes aos estados saudando o presidente Jair Bolsonaro como o salvador da pátria por levar a CoronaVac para os estados e municípios. Vale lembrar, que Bolsonaro fez seguidas tentativas de desacreditar na vacina chinesa. Nos últimos seis meses, o presidente criticou as circunstâncias do acordo do Butantan, disse que o governo federal não compraria a vacina e minimizou a eficácia do imunizante.

Deputado General Girão contra a vacina
Outro que questionava a eficácia da CoronaVac e agora celebra sua aplicação é o Deputado General Girão (PSL-RN). Em 13 de janeiro, em entrevista a um site de extrema-direita, ele disse que tomar a vacina era como “saltar de um avião com 50% só de chance de abrir o paraquedas”. Cinco dias depois, nesta segunda-feira, ele celebrou a chegada da vacina no Rio Grande do Norte.

Em Manaus irmãs jovem furam fila e são vacinadas
Em Manaus, cidade que vive a dramática da crise sanitária no país, foi aberta uma investigação para apurar suspeita de desvio de doses, após fotos circularem na internet mostrando duas irmãs, da família que comanda uma das maiores universidades privadas da cidade, comemorando o fato de terem sido vacinadas. As duas são médicas, mas foram nomeadas em cargos comissionados na Prefeitura de Manaus na véspera e no dia do início da vacinação na cidade.

Na Bahia, o primeiro a prefeito fura-fila é de Candiba, Reginaldo Martins Prado, ele foi o primeiro do município a ser imunizado contra a Covid-19. O ato, foi divulgado pela própria prefeitura, rendeu uma série de críticas a ele, que se defendeu dizendo que se vacinou para incentivar a população.

prefeito fura-fila é de Candiba, Reginaldo Martins Prado
prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado foi um dos primeiros do município a receber a primeira dose da CoronaVac. 

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizaram nesta quarta-feira (20) ações de improbidade e civil pública contra o prefeito de Candiba, por “furar” a fila da vacinação e ter sido o primeiro a ser imunizado contra a Covid-19 no município. Ele não faz parte do grupo prioritário de vacinação. A furada de fila do prefeito por custar ao bolso do político, multa no valor de R$ 145mil.

Em Itapetinga, a Prefeitura recebeu as primeiras doses da vacina CoronaVac, com primeiro lote contendo apenas 860 imunizantes. Com poucas doses a oferecer, muitas desconfianças surgiram. Se de fato, a Saúde do município iria cumprir o protocolo nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde de priorizar agentes da Saúde e idosos. O temor da população e que políticos poderia ser beneficiados com imunizantes a pedido do prefeito da cidade. Até o momento, não registrou caso de políticos fura-fila.