Governador da Bahia decreta lockdown em 90% do Estado no fim de semana

Governador da Bahia decreta lockdown em 90% do Estado no fim de semana

Próximo do colapso na Saúde, Governador Rui Costa decreta lockdown de sexta á segunda-feira.

Governador da Bahia decreta lockdown em 90% do Estado no fim de semana
Governador da Bahia Rui Costa (PT).


Com ocupação de UTIs, em quase 100% em toda a Bahia, o governador Rui Costa anunciou que vai decretar "lockdown" no fim de semana em 90% do Estado, como forma de diminuir a transmissão da Covid-19. 

A medida extrema de restrição tomada pelo governador baiano atingirá 90% do território do estado, o que representa 381 municípios. O "lockdown" tem inicio na sexta-feira (26) a partir da 17Hs até 05:Hs da segunda-feira (01/3). 

Em seu perfil no Twitter, Rui, trata a decisão como medida dura, porém essência, ao afirmar que todos os esforços do governo não evitou que as unidades de saúde pública estivessem próximo do colapso. “Anunciamos um conjunto de novas medidas, ainda mais duras, para conter o avanço do coronavírus na Bahia. Apesar dos esforços que fizemos até aqui, a situação continua crítica e as unidades de saúde públicas e privadas estão próximas do colapso.”. Sobre os esforços, o governado se refere ao ‘toque de recolher’ no Estado da 20hs às 5hs da manhã seguinte.


 

Em uma série de 5 postagens no Twitter o governador Rui Costa aponta as medidas restritivas do lockdown que visa conter o aumento de internações em UTIs que estão no limite do colapso.

1 – Estão suspensas todas as atividades não essenciais a partir das 17h desta sexta-feira (26/02) até 5h de segunda (01/03) em todos os 417 municípios do estado da Bahia. O que não for saúde pública ou venda de alimentos não funcionará neste período.


2 - Está proibida a venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e até mesmo em supermercados e lojas de conveniência. Esta medida também está valendo entre 18h de sexta (26/02) e 5h de segunda (01/03).

3 – Nesta sexta (26/02), para evitar aglomerações no transporte público, vamos escalonar o encerramento das atividades comerciais da seguinte forma: lojas convencionais de rua encerrarão as atividades às 17h; bares e restaurantes às 18h; e shoppings e centros comerciais às 20h.

4 – Atividades sociais de qualquer natureza, sejam elas religiosas, esportivas, políticas e culturais, também estão proibidas em toda a Bahia durante este período. Faço meu apelo que baianos e baianas compreendam a importância das medidas e respeitem o decreto estadual.

5 – Nosso grande objetivo agora é garantir o distanciamento social nesta fase crítica da pandemia. Temos 195 pessoas, neste momento, aguardando vagas em leitos de UTI na regulação. Isto revela o drama que estamos vivendo neste momento.

Só estarão autorizados a funcionar serviços essenciais, como farmácias e atendimento de saúde e supermercados. A venda de bebidas será proibida, até dentro dos supermercados.

Enquanto o governador da Bahia Rui Costa vai tomando medidas drásticas em proteção a população em meio a pandemia. O prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), segue sua via cruzes de pouca importância na crise sanitária com medidas pífias no abandono a fiscalização permitido aglomerações com direito a shows em botecos de fim de semana.