A pedido de donos de Bares, Hagge desafia decreto de Rui e estende toque de recolher. Governador deve usar a força policial

A pedido de donos de Bares, Hagge desafia decreto de Rui e estende toque de recolher. Governador deve usar a força policial

Prefeito Itapetinga desafia decreto do governador e estender toque de recolher. Governo da Bahia deve fazer uso da força policial para fazer valer o decreto estadual.  

A pedido de donos de Bares, Hagge desafia decreto de Rui e estende toque de recolher. Governador deve usar a força policial
Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge acena a donos de bares e estende toque de recolher no município. Governador deve manter vigência do decreto estadual e deve fazer uso da força policial. 

Acuado com acusações de irregularidades na Prefeitura e com pedidos de investigação do TCM ao Ministério Público Estadual e Federal que apure desvios na gestão. O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), decidiu baixar um decreto municipal na noite desta sexta-feira (14) estendendo o toque de recolher das 22 às 05: hs, medidas que contrariam a decisão do Governador da Bahia das 21 às 05:hs. 

A decisão de estender o toque de recolher foi tomada após um grupo de donos de bares exigirem do prefeito de Itapetinga medidas de flexibilização a restrições adotada pelo governador Rui Costa (PT), que limitam os horários de funcionando de bares e restaurantes e com proibição de venda de bebidas alcoólicas.

Com informações chegando ao Palácio de Ondina, provavelmente vinda do comando da Policia Militar de Itapetinga, o governador determinou o cumprimento do decreto estadual. Que a partir de hoje, com decreto municipal em vigência rebelando a decisão do Estado, a PM deve aperta o cerco na noite desta nesta sexta (14), a donos de bares e cidadão que perambulam pela cidade em horário restrito. 

O decreto do prefeito Hagge, estendendo o horário do ‘Toque de Recolher’ no município, que passa a vigorar a partir das 22h até às 5h do dia seguinte, no período de 14 a 24 de maio de 2021.

Desde 10 de maio, o governo do estado decidiu prorrogar até o dia 17 de maio a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21:hs da noite as 05:hs da manhã em toda a Bahia, para conter a disseminação do coronavírus, que ficou proibida em todo o território do Estado a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento inclusive por delivery das 18:00hs às 05hs da manhã.

E da decisão do prefeito Hagge veio em má hora, a Bahia registrou nessas últimas 24 horas, um leve crescimento de casos e morte, foram registrados 4.029 casos de Covid-19. O boletim epidemiológico desta sexta-feira (14) também registra 115 óbitos. 

A decisão de Hagge de contraria medidas restritivas do governador da Bahia, segundo interlocutores, é tirar foco da má noticia do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), que aplicou uma severa punibilidade por irregularidades em suas contas, determinando a devolução de R$ 322 mil reais aos cofres públicos além de mais multa.

E essa não é a primeira vez que o prefeito de Itapetinga barganha na pandemia. No ano passado em plena 1ª onda, Hagge decidiu afrouxar as medidas restritivas para gradar grupo de pastores evangélicos que se sentiram prejudicados com ausência de fieis que abasteciam os caixas das igrejas.