Bolsonaristas infla motociata de Bolsonaro de 12 mil para 1,3 milhão de motos, mais que a frota de SP

Bolsonaristas infla motociata de Bolsonaro de 12 mil para 1,3 milhão de motos, mais que a frota de SP

Estimativa das autoridades da cidade de São Paulo é que na motociata de Bolsonaro havia 12 mil motos, números distantes dos bolsonaristas de 1,3 milhão de motos.

Bolsonaristas infla motociata de Bolsonaro de 12 mil para 1,3 milhão motos, mais que a frota de SP
Bolsonaristas compartilham nas redes sociais dados falso da motociata de Bolsonaro na cidade de São Paulo.


“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”
dizia o chefe da propaganda nazista Joseph Goebbels que teve papel decisivo na adesão da sociedade alemã ao projeto nazista de Hitler. Mas daí repetir uma mentira cabeluda, mil vezes é simplesmente testar a inteligência alheia.

Tentando dá o troco nas grandes manifestações de 29 de maio que levaram milhares e milhares de brasileiros para ruas. Os bolsonaristas inflaram a motociata de Bolsonaro em mais de 1.000% de motos participantes no ato em São Paulo. 

Em postagens nas redes sociais afirmam que uma equipe do Guinness World Records que certifica quebras de recordes mundiais teria confirmado que a motociata liderada pelo presidente Jair Bolsonaro neste sábado, 12, contou com 1.324.523 motos. No entanto, não há anúncio do Guinness sobre esse assunto em suas redes sociais ou no site oficial. A estimativa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo é que 12 mil motocicletas tenham percorrido o trajeto de 129 quilômetros entre a Capital e Jundiaí.

O dado de 1.324.523 motos foi divulgado por um organizador da motociata nas redes sociais. Para comparação, o número citado é maior que toda a frota de motocicletas, motonetas e ciclomotores da cidade de São Paulo, que em abril de 2021 tinha 1.260.276 desses veículos registrados, segundo o Denatran. De acordo com Estado de S.Paulo.

Para conseguir reunir 1,3 milhão de motos, os organizadores teriam que convocar 62% de toda a frota de motocicletas, motonetas e ciclomotores dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. Atualmente, são 2.132.784 veículos desse tipo na região. Em todo o Estado, são 6.015.445 motos. 

A curtição do presidente Bolsonaro na cidade de São Paulo teve um custo de R$ 1, 2 milhões aos cofres públicos. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que foram gastos mais de R$ 1,2 milhão com o reforço no policiamento para a motociata. Policiais das três forças de segurança estaduais foram convocados para garantir a segurança do presidente e a fluidez no trânsito.

O governo paulista autuou o presidente Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o deputado Coronel Tadeu e o ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, por não terem usado máscara na manifestação.