Assim como Jair Bolsonaro, vereadores de Itapetinga se lambuzam nas rachadinhas

Assim como Jair Bolsonaro, vereadores de Itapetinga se lambuzam nas rachadinhas

O esquema de rachadinhas de salários de assessores que envolve o presidente Bolsonaro, é prática corriqueira na Câmara de Itapetinga entre vereadores. 

Assim como Jair Bolsonaro, vereadores de Itapetinga se lambuzam nas rachadinhas
Uol escacara a prática das rachadinha no gabinete do então deputado federal, hoje, presidente da republica Jair Bolsonaro. Esquema idêntico o dos vereadores de Itapetinga.


“O que tem em comum entre os vereadores de Itapetinga da legislatura passada e atual, com esquema preferido de Jair Bolsonaro e seus inúteis filhos?” Essa, é fácil de responder! As rachadinhas de salários de assessores parlamentares.

Com a vida secreta de Jair vindo à tona após o portal de noticias UOL, revelar uma sequência de áudios atribuídos a Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada de Jair Bolsonaro, e divulgados pelo site indicam que o presidente da República teria se envolvido diretamente em esquemas de rachadinha, uma prática ilegal de entrega de salários de assessores na época em que ele exerceu seguidos mandatos de deputado federal (entre os anos de 1991 e 2018).

A mesma prática virou rotina na Câmara Municipal de Itapetinga por décadas e revelada pelo IDenuncias, em uma série de reportagens que mostrou detalhes, de como funciona e os nomes dos evolvidos no vantajoso e rentável mecanismo ilegal de devolução de parte dos salários dos assessores parlamentares para os vereadores.

O esquema de Itapetinga, ignorado pelo Ministério Público (MP), ao jogar em qualquer gaveta do MP, as práticas de anos escancaradas pelos vereadores da cidade, sem temor que serem pegos algum dia, demostrou que há rachaduras com o tempo, como o caso de Jair Bolsonaro, que prosperou financeiramente com as rachadinhas no seu gabinete de deputado federal. 

Por aqui, a prevaricação do MP de Itapetinga teve seu custo. No inicio desta legislatura, o IDenuncias voltou a denunciar a existência do esquema. Parte dos vereadores de Itapetinga, que juraram abolir a prática durante o pleito eleitoral, só bastou conquistar um cadeira no Legislativo Municipal para por em prática o esquema, que fizeram a legislatura passada se labuzarem com as rachadinhas de gabinete.

O resultado dos esquemas no escândalo das assessorias laranja para prática da rachadinha promovido na legislatura 2017 /2020 por vereadores do município teve resultados devastadores, com o maior bota-fora de Parlamentares da história, com renovação 11 vereadores deletados pelo eleitorado nas urnas.   

Na Câmara de Itapetinga, o esquema das rachadinhas ainda prospera, mas de forma discreta e não escancara de outrora. Com inicio das publicações do IDenuncias, sobre a volta dos laranjas para prática das rachadinhas, maioria dos vereadores por temor do site de denúncia, decidiram abolir assessoria laranja, porém o esquema ainda predomina em boa parte dos gabinete, com assessores trabalhando, e com obrigação de devolverem uma boa porcentagem dos salários.

Mas há vereadores destemidos em Itapetinga, que insiste no esquema de laranja e rachadinha, e não teme serem pegos. Bem, sabemos os nomes desses vereadores e dos assessores. Em breve, serão destaques no IDenuncias.