Enquanto Moraes mantém Jefferson na prisão, caminhoneiro Zé Trovão desafia ordem do ministro

Enquanto Moraes mantém Jefferson na prisão, caminhoneiro Zé Trovão desafia ordem do ministro

Moraes endurece e nega prisão domiciliar a Jefferson. Enquanto outro bolsonarista, Zé Trovão, decide descumprir restrições impostas pelo Ministro do STF.

Na imagem: Ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) e caminhoneiro Zé Trovão acusados de participação de atos antidemocráticos.

As encrencas geradas e incitadas por Jair Bolsonaro vêm levando alguns dos seus seguidores para trás das grades. Classificado como notório “chave de cadeia”, o presidente assiste de camarote seus apoiadores indo para presídios por ordem de ministro do STF. Como é caso de Roberto Jefferson que deve permanecer em Bangu por algum tempo, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manter a prisão preventiva do ex-deputado federal e presidente nacional do PTB.

No mundinho bolsonarista há também seguidores do presidente doidinho para pegar uma temporada no xilindró. Como o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, descumpriu ordem do STF e voltou a participar de transmissão em redes sociais para incitar a realização de atos violentos com fechamento de estradas para pressionar o Senado a aceitar pedido de impeachment contra ministros do Supremo. De acordo com O Globo.

Alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de organizar atos antidemocráticos para o dia 7 de setembro. Zé Trovão descobriu ordem do ministro Moraes que proibiu que ele aparecesse em redes sociais de terceiros. "Bloqueio e não participação em suas e em quaisquer redes sociais", escreveu o ministro. Também o proibiu de se comunicar com outros manifestantes.

Investigado por organizar ato antidemocrático, líder dos caminhoneiros dribla proibição do STF.

Zé Trovão, entretanto, participou, na noite do último domingo, de uma transmissão ao vivo no YouTube realizada pelo blogueiro Oswaldo Eustáquio, que também foi alvo de outra investigação da PGR sobre atos antidemocráticos. Por descumprir ordem de Moraes, Eustáquio passou um bom período na prisão e fugiu do Brasil para Costa Rica para não ser preso de novo, sobre pretexto de denunciar os ministros do STF na ONU.

A decisão do STF cita expressamente que ele está proibido de participar de manifestações em Brasília. Zé Trovão chega a desafiar a Polícia Federal a prendê-lo nas manifestações. “Se prepara meu amigo, porque se quiserem me prender no dia 7 de setembro, vão me prender no meio do povo.”

Com bolsonaristas no xilindró, redes pró-Bolsonaro murcham mesmo com reação do presidente. (VEJA AQUI).

Voltando ao caso de Roberto Jefferson, a prisão preventiva mantida por Moraes, alega o ministro “ser necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”. Esclarecendo! Jefferson deve passar mais um tempo em Bangu, além dos 18 dias que já cumpriu da prisão preventiva.

A defesa de Jefferson pedia que a prisão preventiva fosse convertida em domiciliar em razão das condições de saúde do ex-deputado. Para o ministro, porém, a prisão domiciliar é insuficiente para "cessar as condutas criminosas, ainda que cumulada com medidas cautelares diversas da prisão", já que o presidente do partido "tem se utilizado de inúmeros meios para incorrer no comportamento ilícito".