STF proíbe cantor Sergio Reis e outros bolsonaristas de se aproximarem da Praça dos Três Poderes

STF proíbe cantor Sergio Reis e outros bolsonaristas de se aproximarem da Praça dos Três Poderes

Moraes, além de aplicar restrições determinou buscas apreensão nos endereços do cantor sertanejo além de políticos e empresários bolsonaristas. 

STF proíbe cantor Sergio Reis e outros bolsonaristas de se aproximarem da Praça dos Três Poderes
Praça dos três Poderes em Brasília.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (20) aplicar uma série de restrições a bolsonaristas, que incluiu o cantor Sérgio Reis, deputados e empresários, além de proibir nove pessoas de se aproximarem de um raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, dos ministros do STF e dos senadores. Além ordenar buscas e apreensão em endereços do cantor sertanejo e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) por suposta ‘incitação à prática de atos violentos e ameaçadores contra a democracia, 

Alexandre de Moraes afirmou que os investigados pretendem abusar "dos direitos de reunião, greve e liberdade de expressão, para atentar contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições", "inclusive atuando com ameaça de agressões físicas". Na decisão, que atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), Moraes determina que os investigados fiquem impedidos de circular até um quilômetro de distância da Praça dos Três Poderes, onde o grupo planejava realizar protestos contra o STF no dia 7 de setembro.

Sérgio Reis é desautorizado por líderes dos caminhoneiros a convocar ato pró-Bolsonaro
Sérgio Reis é desautorizado por líderes dos caminhoneiros a convocar ato pró-Bolsonaro. (VEJA AQUI).

Entre os alvos da medida estão Sérgio Reis, o cantor Eduardo Oliveira Araújo, os empresários Turíbio Torres e Alexandre Urbano Raitz Petersen, o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como ‘Zé Trovão’, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja Antonio Galvan, além de Wellington Macedo de Souza, que se apresenta como coordenador nacional da Marcha da Família, Juliano da Silva Martins e Bruno Henrique Semczeszm.

O ministro também instaurou inquérito contra 10 pessoas: além do deputado Otoni de Paula e do cantor Sérgio Reis, os também cantores Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como “Zé Trovão”, e Eduardo Araújo, Wellington Macedo de Souza, Antônio Galvan, Alexandre Urbano Raitz Petersen, Turíbio Torres, Juliano da Silva Martins e Bruno Henrique Semczeszm.

"Condutas criminosas decorrentes do abuso e desvio no exercício de direitos constitucionalmente previstos não podem ser impunemente praticadas para atentar, coagir, desrespeitar ou solapar a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições", diz o ministro no despacho.

Policia aponta ao menos três crimes do cantor bolsonarista Sérgio Reis após incitar greve
Policia aponta ao menos três crimes do cantor bolsonarista Sérgio Reis após incitar greve. (VEJA AQUI).

As medidas foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em um novo inquérito que chegou à Corte na última segunda-feira. O pedido é assinado pela subprocuradora-geral Lindôra Maria Araújo, conhecida por posicionamentos alinhados ao governo Jair Bolsonaro.

Moraes aponta que, segundo a manifestação da PGR, o objetivo dos investigados, é dar um ‘ultimato’ no presidente do Senado Federal, invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal, ‘quebrar tudo’ e retirar os magistrados dos respectivos cargos ‘na marra’”.