Plano Hagge de destituir Valquirão da presidência da Câmara fracassa. Prefeito busca reconciliação

Plano Hagge de destituir Valquirão da presidência da Câmara fracassa. Prefeito busca reconciliação

Após fracassar na destituição de Valquirão, prefeito Hagge busca paz com presidente da Câmara para retomar a derrubada das contas rejeitadas pelo TCM.  

Fracasso do plano Hagge de destituir o presidente Valquirio Lima da presidência do Legislativo de Itapetinga abre espaço para negociações que envolver até secretarias. 

Uma forte movimentação nos bastidores político promovido por auxiliares do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) tenta uma reconciliação entre os chefes dos poderes municipais, após uma truculenta reunião com troca de insultos que colocou o prefeito e o presidente da Câmara Municipal Valquirio Lima (PSD), o Valquirão em pé guerra.

A turma do “deixa disso” da Prefeitura Municipal, próximos do prefeito Hagge, vem articulando um encontro com o presidente da Câmara Valquirão. Objetivo é “colocar panos quentes”, na briga que culminou com troca de farpas entre os chefes do Executivo e Legislativo, resultou em xingamentos, insultos e acusações de ambos os lados.    

Briga entre Hagge e Valquirão coloca prefeito e presidente da Câmara em pé de guerra
Briga entre Hagge e Valquirão coloca prefeito e presidente da Câmara em pé de guerra (VEJA AQUI)

A briga que teve momento de alta tensão terminou com ressentimentos entre os políticos e foi ampliada após o presidente da Câmara ter conhecimento sobre o plano Rodrigo Hagge de destituir Valquirão da cadeira de presidente do Legislativo. A manobra do prefeito ficou na tentativa por não encontra brecha no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município.

Percebendo o prejuízo de administrar o município sem um presidente de Câmara para jogar a seu favor. Rodrigo Hagge escalou dois secretários para intermediar a paz com Valquirão. De acordo interlocutores, o prefeito está disposto erguer a “bandeira branca”, se o presidente do Legislativo também estiver.

Mas para alcançar a paz, o presidente Valquirão quer manter de pé sua proposta de reeleição a presidente da Câmara de Itapetinga com apoio de Hagge. Proposta essa, que motivou a briga após o prefeito recusar a apoiar à reeleição de Valquirão. Em contrapartida o presidente do Legislativo pauta as contas rejeitadas do prefeito pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM).

Fonte, afirmou que a posposta de reconciliação da Prefeitura descarta a possibilidade de reeleição do presidente Valquirão, mas abre caminho para ampliar cargos na gestão Hagge, entre as vagas que estariam disponíveis ao presidente da Câmara, a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Mas, a oferta Executiva é vista com cautela devido às rusgas criada na discussão acalorada, e o temor, e que o prefeito não cumpra o acordo após Valquirão deixar o comando do Legislativo em dezembro de 2022.