Briga entre Hagge e Valquirão coloca prefeito e presidente da Câmara em pé de guerra

Briga entre Hagge e Valquirão coloca prefeito e presidente da Câmara em pé de guerra

Briga com ofensas entre o presidente da Câmara e prefeito Rodrigo Hagge, deve dificultar a derrubada das contas rejeitadas pelo TCM no Legislativo.

Briga entre Hagge e Valquirão coloca prefeito e presidente da Câmara em pé de guerra
Na imagem: o presidente da Câmara Municipal de Itapetinga Valquirio Lima (PSD) e Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB).

Em uma reunião de clima tenso em um dos gabinetes da Prefeitura de Itapetinga, colocou em xeque um casamento político que parecia promissor. A troca de insultos entre o Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) e o presidente da Câmara Municipal Valquirio Lima (PSD), o Valquirão na terça-feira (1/12), dá sinais que o namoro relâmpago que culminou com casamento na posse e eleição do atual chefe do Legislativo está escambando para um divórcio litigioso.

Com trocas de acusações e dedadas frontais em direção aos rostos de ambos os chefes do Executivo e Legislativo, o desentendimento entre prefeito Hagge e Valquirão, teve direito a xingamentos de “moleque”, “safado” e acusações de traição.

Segundo interlocutores próximos dos comandantes dos poderes municipais, o rebu, está ligado à morosidade do presidente da Câmara em pautar as contas rejeitadas do prefeito Hagge pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). O prefeito que tem maioria, hoje, de 11 aliados na Câmara de Vereadores e votos suficientes para derrubar as contas rejeitadas pelo TCM, mas, precisa de Valquirão para que a derrubada seja concretizada.

O presidente da Câmara, Valquirio Lima sabendo de sua importância na presidência da Casa, cobrou seu preço para pautar as contas rejeitadas de Hagge, ele exigiu o apoio do prefeito para que fosse aprovado na Câmara uma mudança no Regimento Interno que possibilite a reeleição de presidente do Legislativo. Hagge de imediato recusou a proposta de Valquirão, ao afirma para o presidente da Câmara que ele [Valquirão] não era a opção desejada para 2023. Diante da negação direta e sem rodeios do prefeito a confusão teve inicio com trocas de acusações e insultos.

Após a briga, ambos se mexerão nos bastidores. O prefeito Hagge tentou uma manobra relâmpago de querer destituir Valquirão da presidente da Câmara. Na outra ponta, Valquirão mandou recado ao prefeito através de seus aliados, projetos de leis do Executivo não serão prioritários na Casa. De acordo com Regimento Interno da Câmara, pautar documentos regimentais é exclusividade do presidente da Câmara.    

Na quinzena de setembro/2021, o presidente da Câmara Valquirio Lima, tentou surpreender os vereadores com proposta de reeleição à presidência do Legislativo, o projeto de mudança no Regimento Interno só não foi à frente diante da descoberta do vereador da base governista, Antônio Carlos Gomes (Republicano), o Tuca da Civil, 2º secretário da Mesa Diretora que recuou assinar o documento que permitia reeleição de presidente.  

A bizarra proposta na Câmara de Itapetinga de reeleger Valquirão em troca da derrubada das contas rejeitadas de Hagge
A bizarra proposta na Câmara de Itapetinga de reeleger Valquirão em troca da derrubada das contas rejeitadas de Hagge (VEJA AQUI)

O temor do prefeito Hagge é que possa ficar inelegível na eleição municipal de 2028, já que o gestor estará sobre a vigência da antiga lei de improbidade administrativa, e não da atual. O perigo de ficar inelegível é real, com as contas rejeitadas de 2018, 2019 e com as 2020, em vias de serem rejeitadas pelo TCM, se caso a Câmara se manter omissa no julgamento, o que prevalecerá é a decisão do TCM da Bahia.

Hagge terá que corre contra o tempo para fazer valer a sustentabilidade de 11 Parlamentares na Câmara de Itapetinga com a perda do presidente Valquirão, com saída abrutada, auxiliares do prefeito já temem reflexo de mais dissidente da base aliada. 

Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas
Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas (VEJA AQUI)

O que se sabe, é que o prefeito Hagge terá que ceder em sua negação, ou substituir o ambicioso pedido de Valquirão por uma Secretaria Municipal, caso contrário, de nada valerá ter uma bancada de 11 vereadores se o presidente da Câmara não pautar as contas rejeitadas do prefeito.